Não somente um objeto do jogo, mas um item de carinho e afeto dos fãs do esporte, a bola é fundamental nas quatro linhas de um campo de futebol. Seu carisma é tanto que o design chega a apaixonar os aficionados, e os torcedores do Campeonato Brasileiro de 2023, em todas as divisões, já conhecem o objeto primordial do jogo, após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgar o esférico das séries B, C e D.
Em cor azul, o círculo das divisões inferiores foi firmado pela entidade nacional após a marca uhlsport ceder o material durante a última edição da quarta divisão. Agora, a bola será compartilhada em modelo junto da terceira categoria, com a Série B sendo a única a com uma própria esfera, ainda que na mesma coloração.
A marca alemã rompe um precedente da Nike em relação às categorias intermediárias. A aparição do novo nome surpreende pela sua ausência em meio ao mercado tradicional: como destaque, a fornecedora germânica venceu equipamento para o selecionado do Irã na última Copa do Mundo, sendo a camisa mais conhecida onde o logo da empresa aparece.
A pelota celeste, com detalhes em cinza, começa a desfilar nos gramados brasileiros a partir do dia 15 de abril, com o começo da segunda divisão. Nas semanas seguintes, nos dias 23 e 30, ela vai a campo pela estreia das séries C e D, respectivamente, de acordo com o calendário estabelecido pelo órgão moderador.
A elite também possui Sua Majestade
Há mais de uma semana, a Série A conheceu a bola da nova edição em parceria estabelecida com a Nike, fornecedora da Seleção Brasileira, em prática costumeira adotada pela CBF desde os tempos em que era amparada pela Umbro, em 1993, de ter a mesma marca na equipe nacional e no principal campeonato do país.
A esfera branca, com detalhes em azul escuro e verde claro, será disputada por 22 jogadores em cada um dos 380 duelos do Brasileirão, entre 16 de abril e 3 de dezembro.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima