COPA DO MUNDO

Escrito nas estrelas: Fifa lança filme oficial da Copa do Mundo de 2022

Longa-metragem traz detalhes de bastidores das 32 seleções participantes do Mundial do Catar, realizado no fim de 2022. Torneio consagrou o tricampeonato da Argentina de Lionel Messi

Danilo Queiroz
postado em 24/03/2023 17:51
 (crédito: Paul Ellis/AFP)
(crédito: Paul Ellis/AFP)

A história da primeira Copa do Mundo disputada no Oriente Médio está, oficialmente, registrada em um documentário. Nesta sexta-feira (24/3), a Fifa lançou o longa-metragem Escrito nas Estrelas. A produção original da entidade máxima do futebol mundial traz imagens inéditas dos bastidores e conta a trajetória das 32 seleções participantes do torneio realizado no Catar, entre novembro e dezembro de 2022, incluindo a tricampeão Argentina.

Inicialmente, o documentário está disponível no site Fifa+, com áudio em inglês e legendas em português. Com narração do ator galês e fã de futebol Michael Sheen, o filme oficial da última edição da Copa do Mundo revisita todas as 64 partidas da competição internacional. Durante os 29 dias de disputas, a primeira edição da competição de seleções disputada em um país do Oriente Médio registrou 172 gols e estabeleceu uma série de recordes dentro e fora dos gramados.

Nas arquibancadas dos estádios do Catar, por exemplo, a Copa do Mundo foi testemunhada por 3,4 milhões de espectadores. O dado supera os 3 milhões registrados na edição da Rússia, em 2018. Aclamada como a melhor de todos os tempos, a finall, vencida pela Argentina nos pênaltis após empate por 3 x 3 com a França, alcançou 1,5 bilhão de espectadores em todo o planeta. Nas redes sociais, a competição organizada pela Fifa teve 62 bilhões de alcance cumulativo em todas as plataformas.

O objetivo de Escrito nas Estrelas é colocar os torcedores nos bastidores das equipes. "O documentário de longa-metragem mostra toda a ação de ângulos de câmera inéditos e o enorme apelo global do torneio pela perspectiva dos fãs que assistem ao redor do mundo. É uma história escrita nas estrelas, que acompanha as 32 seleções – entre elas a Argentina e Lionel Messi, um dos maiores jogadores da história do futebol – e viu a Argentina garantir sua vaga na história do futebol em uma das partidas mais inesquecíveis", promete a Fifa.

Uma das cenas, inclusive, retrata a decisão entre argentinos e franceses. Nela, o atacante Kylian Mbappé discursa para os companheiros durante o intervalo da final, quando Le Blues estavam em desvantagem. "Nós temos que mudar alguma coisa, pessoal. O que já passou já foi, eles fizeram dois gols, estamos perdendo de 2 a 0. Mas nós podemos virar", cita o camisa 10, sob os olhares do técnica Didier Deschamps. A França chegou a forçar a prorrogação, mas perdeu a taça nos pênaltis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE