Maratona Brasília

Solange Cordeiro comemora volta da Maratona Brasília, que a consagrou há 29 anos

Direto dos Estados Unidos, a vencedora dos 42km em 1994, Solange Cordeiro, comenta sobre a alegria do retorno da competição

Victor Parrini
postado em 31/03/2023 10:00 / atualizado em 31/03/2023 10:57
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O retorno da Maratona Brasília após 25 anos de interrupção alegra até mesmo quem está a milhares de quilômetros de distância da capital federal. Vencedora da edição de 1994, Solange Cordeiro vive nos Estados Unidos, mas não esconde a animação com a notícia do retorno da prova que a consagrou há 29 anos.

Principal nome da categoria feminina da quarta edição da Maratona Brasília, Solange Cordeiro mora nos Estados Unidos desde 1999. Hoje, não vive do atletismo, mas conta que o esporte foi fundamental para que diferentes oportunidades surgissem para ela ao longo da vida.

"O atletismo abriu muitas portas para mim, onde aprendi dois idiomas: inglês e espanhol, além de viagens para muitos países. O esporte me ensinou a ter disciplina, objetivo, força de vontade para vencer, garra e ser uma pessoa forte", compartilha.

Embora viva no condado de Boulder, no Colorado, Solange vibra com regresso da Maratona Brasília em 21 de abril. A torcida dela é para que a prova não apenas siga acontecendo na capital, mas entre no calendário das principais Brasil afora.

"Fico muito feliz em saber que a Maratona Brasília está de volta, é um grande evento para a cidade. Espero que continue e se torne uma tradição por muitos anos. Desejo que um dia se torne internacionalmente reconhecida pelo mundo do esporte, como as de Nova York, Boston e muitas outras", ressalta a ex-corredora.

Memória

Ao Correio, a vencedora de 1994 lembrou parte da trajetória rumo à glória. "Foi emocionante, treinei muito, pois tinha corrido antes e tinha ficado em segundo lugar. Eu queria muito vencer, então estava bem preparada física e mentalmente. Eu estava bem desgastada, mas minha mãe e avó estavam me esperando na chegada, então queria que elas me vissem vencer", conta.

"Me ajoelhei no fim e agradeci a Deus por aquela vitória. Foi muito emocionante ganhar em Brasília. No dia seguinte, estava em um carro onde tive que ir ao hospital, pois fiquei com dor no corpo. Porém, no fim, estava tudo bem", complementa.

A jornada vitoriosa pelas ruas da capital federal foi apenas uma parte da carreira de Solange. A cria das pistas de Sobradinho também desfilou pelas ruas das maratonas na Disney, na Flórida, em Boston e outras. Porém, outros desafios interromperam a saga como atleta.

"Em 1999, meu filho Gabriel Cordeiro nasceu. Retornei a Brasília para tentar voltar às corridas, mas fui diagnosticada com artrite reumatoide. Então, parei por quatro anos e, depois, tentei retornar, mas ficou difícil cuidando do meu filho", relata Solange.

"Hoje, às vezes, faço uma corrida só para manter a forma, mas duas a três vezes por mês. Nada sério. Entretanto, com a neve aqui, não corro na rua", destacou a vencedora de 1994.

  • A atleta vencedora da prova feminina da Maratona Brasília, Solange Cordeiro, levanta a placa de premiação em 23 abril de 1994 Zuleika de Souza/CB/D.A Press
  • Atletas de Sobradinho Solange Cordeiro, Hudson Santos Souza e Gianetti Sena. Raimundo Paccó/CB/D.A Press
  • Atletas de Sobradinho Gianetti Sena, Solange Cordeiro e Hudson de Souza, campeões revelados pelo técnico João Sena. Raimundo Paccó/CB/D.A Press
  • Solange Cordeiro Gianetti Sena e Hudson Santos Souza, atletas de Sobradinho. Raimundo Paccó/CB/D.A Press

Programação

Data: 21 de abril de 2023
Horários: aquecimento, às 06h30; largada, às 07h
Local da largada: Frente ao Palácio do Buriti
Percursos: 5km, 10km e 42km (solo ou revezamento de 21km cada)
Inscrições: www.correiobraziliense.com.br/maratonabrasilia2023
Kit corrida: camiseta, medalha, número de peito, ecobag em algodão e braçadeira porta celular
Valor da inscrição individual:
Até 19/04/2023 = R$ 90,00 público geral; R$ 67,50 assinantes do Correio Braziliense (*)

* Desconto de 25% sobre o valor do público geral válido para as 200 primeiras inscrições mediante a inserção do código promocional no site www.centraldacorrida.com.br/maratona-brasilia-2023.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE