A partir desta quinta-feira (27/4), começa a se afunilar a disputa pelo título da temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB). Os oito melhores times da competição se enfrentam na disputa pelo título nacional a partir das quartas de final, com a presença de cinco times paulistas, um carioca, um mineiro e um paraibano.
Com a antepenúltima instância da competição, o formato cheio dos playoffs da competição entra em ação. Diferente das séries em três jogos nas oitavas de final, a nova etapa será definida entre três e cinco jogos, com uma equipe precisando ter três triunfos para seguir na competição, aplicando-se esse sistema até as finais. Veja, agora, os duelos:
Franca x Unifacisa
Será um encontro de surpresas entre os extremos classificados. O atual campeão do NBB fez uma temporada perfeita e invicta em 32 jogos, chegando descansado e disposto pelo bi. Por outro lado, a formação de Campina Grande foi a única fora do top 8 a passar para esta fase, após desbancar o Corinthians em dois jogos.
Para seguir surpreendendo, terá de fazer o impossível e tirar o maior favorito ao título. A primeira partida será no sábado (29/4), às 15h, no Ginásio Pedrocão, com mando francano e transmissão da TV Cultura.
Flamengo x Bauru
São times acostumados aos playoffs, com elencos distintos. O Flamengo, mais rotativo temporada após temporada, procura mais uma taça, auxiliado pelo técnico Gustavinho de Conti. Os Dragões, por outro lado, contam com a constância de Alex Garcia e com o argentino Jonathan Machuca como surpresa da temporada.
Tende a ser um confronto equilibrado, mas com favoritismo rubro-negro. O confronto de abertura será o primeiro das quartas, nesta quinta-feira (27/4), às 19h, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, com apresentação do SporTV.
São Paulo x Pinheiros
Pode-se dizer que o Pinheiros é a sensação do campeonato: um time que não tinha tantas grandes aspirações mas soube utilizar bem das categorias de base para se armar. Enfrenta um São Paulo sólido desde a chegada à elite do basquete nacional e sempre postulante ao título, ainda inédito para a instituição.
Apesar da capacidade pinheirista, competitiva e surpreendente, os tricolores são claros favoritos na chave. A primeira batalha será no Ginásio do Morumbi, às 20h desta sexta-feira (28/4), com cobertura do canal oficial da liga no Youtube.
Minas x Paulistano
Acostumados ao mata-mata, são duas equipes parelhas e que protagonizam a chave mais equilibrada desta fase. Não à toa, ambos são quarto e quinto colocados na tabela geral, com uma disputa que ocorreu até a última semana da temporada regular, com a diferença final em um jogo e meio, sendo os últimos times com mais de 20 vitórias na etapa inicial.
Os mineiros são levemente favoritos, mas podem ficar de fora diante do competente time do CAP, não sendo surpresa alguma. O duelo inicial será com mando dos paulistas, no Ginásio Antônio Prado Júnior, na quinta-feira (27/4), às 20h. O canal do NBB no Youtube transmite.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.