Morreu, na noite de sexta-feira (28/4), o ex-lutador e mestre do jiu-jítsu Robson Gracie, aos 88 anos. A morte foi confirmada nas redes sociais por Kyra Gracie, neta de Robson. A causa da morte do ex-lutador ainda não foi divulgada. "Hoje o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha", escreveu Kyra, no Instagram.
"Eu me despeço do meu eterno avô amado que é uma das pessoas mais importantes da minha vida", acrescentou a atleta e professora. O velório de Robson Gracie ocorrerá no domingo (30/4), das 10h às 14h, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro.
Robson Gracie nasceu 13 de agosto de 1935 e aprendeu arte marciais com o pai, Carlos Gracie. O ex-lutador era era faixa vermelha 9º grau de Jiu-Jitsu brasileiro, o que lhe dava o título de Grande Mestre.
Na década de 1960, Robson Gracie foi guarda-costas de Leonel Brizola , cunhado do então presidente do Brasil, João Goulart. Ele chegou a ser preso e torturado pela ditadura militar. Já na década de 1980, o ex-lutador assumiu a presidência da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2018, quando era presidente da Federação de Jiu-jítsu, ele entregou uma faixa preta para o então candidato à presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Robson Gracie deixa seis filhos: Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr.
"Em memoria ao grande mestre Carlos Robson Gracie, um dos grandes percursores e incentivadores para o crescimento do Jiu Jitsu no Brasil. Descanse em paz", declarou a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Com festa de gerações, Casa Thomas Jefferson celebra 60 anos
- Esportes Podcast Correio no Brasileirão projeta a 3ª rodada da Série A; assista
- Brasil Thiago Brennand chega ao Brasil neste sábado e segue para cadeia
- Mundo Irmã de Kim Jong Un alerta para 'grave perigo' aos EUA e Coreia do Sul
- Brasil Funai avança em reconhecimento de terras Krenak e Munduruku
- Política PL das Fake News traz imunidade parlamentar e é criticado por entidades
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.