Um dos maiores clássicos do mundo tem lugar especial na edição de 2022/2023 da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira (10/5), Milan e Internazionale começam a duelar por uma vaga na final da competição e apenas um dos dois titãs de Milão chegará à decisão em Istambul, na Turquia, dentro de exatamente um mês.
O palco de ambas partidas é conhecido por todo o planeta do futebol. Na partida de ida, o estádio a ser reformado em 2027 — em um comum acordo firmado pelos rivais, gestores do local — levará o nome do bairro. San Siro fica a alguns metros do coração da metrópole da Lombardia e dá nome ao campo sagrado dos rossoneri quando estes são mandantes.
Repleto de torcedores do heptacampeão continental, a canção de entrada da torcida rubro-negra viverá uma das maiores energias da história do clássico e do clube. A paródia de “Sarà Perché Ti Amo”, do grupo Ricchi e Poveri, soa antes de cada partida e viverá uma execução para arrepiar após eliminar Tottenham e Napoli.
Do lado azul, os carrascos dos gigantes portugueses Porto e Benfica, respectivamente, vão por uma história diferente em relação ao último confronto direto por esta fase. Na temporada 2002/2003, tendo o mando do Estádio Giuseppe Meazza, na ocasião, os interistas empataram em 1 x 1 e foram eliminados pelo extinto critério do gol fora de casa, após igualar sem mexer no placar, na ida.
Naquela edição, os rossoneri conquistaram o hexacampeonato em outro clássico, contra a Juventus, nos pênaltis, após mais um 0 x 0. Na sequência, os campeões europeus caíram no Mundial de Clubes, frente ao Boca Juniors, em uma nova definição por pênaltis.
Europa è Terra Nostra
Os atuais campeões continentais, no certame de seleções, mostram a evolução do próprio futebol nacional diante dos demais países, entre as principais ligas do mundo. Além da dupla milanesa, Juventus e Roma têm compromisso pela Liga Europa, enquanto a Fiorentina segue viva pela Liga de Conferência. Os clubes das demais competições continentais jogam nesta quinta-feira (11/5).
A Velha Bota representa 41,6% dos semifinalistas das copas internacionais, tendo presença absoluta frente a Inglaterra e Espanha, com dois clubes cada um. Alemanha, Bélgica, Holanda e Suíça completam os clubes que disputam as vagas nas finais das copas europeias.
Ficha técnica:
LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
Semifinal - Jogo de ida
Milan x Internazionale
Estádio San Siro, Milão, Itália
Horário: 16h
Transmissão: TNT e HBO Max
Arbitragem: Jesus Gil Manzano (Espanha)
Milan
Maignan; Kalulu, Kjaer, Tomori e Theo Hernandez; Tonali, Bennacer, Rafael Leão, Brahim Díaz e Adli; Giroud
Técnico: Stefano Pioli
Internazionale
Onana; de Vrij, Acerbi e Bastoni; Darmian, Barella, Brozovic, Çalhanoglu e Dimarco; Lautaro Martínez e Dzeko
Técnico: Simone Inzaghi
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.