Mundial de Judô

Brasil mantém nível de participação nos pesos médios do Mundial de Judô

Com uma queda na estreia e outra chegada às oitavas de final gerais, nível apresentado pelos judocas nacionais aponta uniformidade de cara à reta final das competições

Paulo Martins*
postado em 11/05/2023 13:47
 (crédito: Twitter/CBJ)
(crédito: Twitter/CBJ)

O Brasil não sobe nem baixa o nível de exibição no Mundial de Judô do Catar, realizado na capital, Doha. Nesta quinta-feira (11/5), no dia dos pesos médios, apenas os homens até 90 kg foram ao tatame, mantendo o nível apresentado, com uma derrota na primeira luta e outro atleta chegando ao terceiro duelo.

Rafael Macedo foi o responsável por ir mais longe, pelo tatame B. O brasileiro triunfou diante do espanhol Tristani Espmosakhlishvili, no primeiro confronto, por um waza-ari no golden score. Em seguida, bateu o húngaro Krisztian Toth, com o mesmo resultado da estreia, até cair frente ao russo Mansur Lorsanov, por dois waza-aris. Devido à suspensão da Rússia da competição, o judoca lutou como federado independente.

Pelo tatame D, Giovani Ferreira ficou pelo caminho na primeira disputa contra o sérvio Darko Brasnjovic, penalizado por falta de competitividade, no golden score. Ele se soma a Guilherme Schmidt, Rafaela Silva e Natasha Ferreira, entre os competidores brasileiros que se despediram do certame já no primeiro compromisso.

Reta final

Nos últimos dias, as categorias mais pesadas figuram no campeonato, com participação brasileira. Nesta sexta-feira (12/5), os pesos meio-pesados têm apenas atletas masculinos, em categoria até os 100kg: Rafael Buzacarini enfrenta Tevita Takayawa, do Fiji, e Leonardo Gonçalves luta contra o vencedor entre o tcheco Lucas Krpalek e o italiano Gennaro Pirelli, na em confronto válido pela segunda fase.

Os pesos pesados têm espaço no sábado (13/5), com Beatriz Souza enfrentando a vencedora entre Haingoniaina Madramiandrisoa, do Madagascar, e Park Saetbyeol, da Coreia do Sul, no grupo acima dos 78 kg. Pelo masculino, acima dos 100 kg, João Cesarino e Rafael Silva duelam contra o angolano Piter da Silva e o equatoriano Freddy Figueroa, respectivamente. O fechamento do torneio tem a prova por equipes, no domingo (14/5), com Luana Carvalho e Gabriel Falcão representando o país.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação