NBA

Los Angeles Lakers elimina Golden State Warriors e avança à final do Oeste

LeBron James comanda triunfo por 122 x 101 diante da torcida, quebra dinastia do timaço de Stephen Curry e enrentará o Denver Nuggets, a partir de terça-feira, por um lugar na finalíssima contra Miami Heat e Boston Celtics ou Philadelphia 76ers

Marcos Paulo Lima
postado em 13/05/2023 02:18 / atualizado em 13/05/2023 02:31
LeBron James abraça e consola o amigo Stephen Curry depois de eliminar o atual campeão Golden State Warriors -  (crédito:  Getty Images via AFP)
LeBron James abraça e consola o amigo Stephen Curry depois de eliminar o atual campeão Golden State Warriors - (crédito: Getty Images via AFP)

A NBA terá um novo campeão na temporada 2022/2023. Na madrugada deste sábado, o Los Angeles Lakeres derrotou o até então defensor do título Golden State Warriors por 122 x 101 e fechou a semifinal da Conferência Leste por 4 x 2 na série melhor de sete. Com o resultado, a trupe de LeBron James disputará vaga para a finalíssima contra o Denver Nuggets. O time de Nikola Jokic, Jamal Murray, Michael Porter Jr. e outros desbancou o Phoenix Suns no outro confronto. O adversário da franquia californiana registrou a melhor campanha da temporada regular.

Na contramão, o Lakers faz uma incrível corrida de recuperação. A equipe esteve ameaçada de sequer participar do play-in. No entanto, técncio Darvin Ham colocou o elenco nos trilhos no último terço da fase classificatória e embalou. Superou Minnesota Timberwolves e Memphis Grizzlies na repesccagem, avançou para enfrentar o Golden State Warriors e desbancou os campeões com muita autoridade. Impôs respeito no tira-teima.

Aos poucos, LeBron James comprova a tese de Michael Jordan segundo a qual os playoffs separam os homens dos meninos. O astro resiste em busca da 11ª final na carreira. Ao término da partida, James abraçou Curry, ambos os maiores antagonistas dessa geração.

Enquanto isso, na Conferência Leste, os duelos estão equilibrados. O Miami Heat despachou o New York Knicks por 4 x 2 e aguarda o adversário na decisão da banda leste do torneio. O duelo entre Boston Celtics e Philadelphia 76ers será decidido apenas no sétimo confronto.

Em Los Angeles, Stephen Curry foi o cestinha com 32 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. LeBron James contribuiu com 30, 9 e 9, respectivamente, em mais uma belíssima exibição particular. O time dele sempre esteve à frente no placar. Liderou o primeiro quarto por 31 x 26, fez 56 x 46 no segundo, abiu 91 x 77 no terceiro e fechou com triunfo por 122 x 101.

Os resultados das semifinais de conferência estão a um jogo de repetir as semifinais da temporada de 2019/2020, aquela encerrada em uma bolha no complexo da Disney, em Orlando, por causa da pandemia do do novo coronavírus. Lakers e Denver repetem a final do Oeste. Naquela oportunidade, o time de LeBron avançou. Do outro lado, o Miami Heat espera pelo revanche contra o Boston Celtics. Isso se o Philadelphia não atravessar o plano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação