Judô

Judocas do DF representarão o Brasil em campeonato sub-18 na Polônia

Sete atletas embarcam nesta quarta-feira (17/5) para Bielsko-Biala, na Polônia, para representar o Brasil na Copa Europeia de Judô de Cadetes 2023

Cecília Sóter
postado em 15/05/2023 13:23 / atualizado em 15/05/2023 13:29
 (crédito: Divulgação/FEMEJU)
(crédito: Divulgação/FEMEJU)

Nos dias 20 e 21 de maio será realizada a Cadet European Cup 2023 (Copa Europeia de Judô de Cadetes 2023), em Bielsko-Biala, na Polônia, e o Brasil será representado por sete atletas e um técnico do Distrito Federal. A equipe embarca nesta quarta-feira (17/5) e participará, ainda, de um treinamento de campo entre os dias 22 e 24 de maio, retornando ao DF dia 25.

A competição, que faz parte do circuito europeu de judô, ajudará os atletas do DF que estão brigando por vagas no mundial a acumularem pontos no ranking. A classe cadete compreende os atletas sub-18 (com idade de 15 a 17 anos).

O professor Robert Marques, que integrará a comissão técnica e acompanhará os competidores, que embarcam nesta quarta-feira (17/5) para a Polônia, destacou a importância da equipe. "Integrar a Seleção Brasileira de Judô, seja na classe sub-18, sub-21 ou sênior, não é fácil, mas o DF sempre vem revelando atletas e se destacando no cenário nacional. Isso é fruto de trabalho dos técnicos da Federação Metropolitana de Judô e dos familiares. Sempre teremos boas representatividades e sempre buscaremos colocar atletas nas seleções seja de base, seja na principal", afirma.

Para ajudar com as despesas, a equipe recebeu apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, pelo programa Compete Brasília, que arca com as passagens aéreas nacionais e internacionais. "Esse apoio é muito importante, porque o gasto de cada atleta para uma competição dessa é de quase R$ 6 mil, isso sem a passagem aérea", pontua Robert.

Apesar disso, o técnico também lembra a dificuldade que os atletas de judô da capital têm enfrentado para disputar campeonatos internacionais. "O judô aqui no DF ainda é muito amador. Não temos clubes, temos apenas academias e com isso contamos com o apoio dos pais, dos familiares, dos amigos e patrocínios indiretos para eles arcarem com as despesas, que não são baratas."

Expectativas altas 

Entre os atletas, o objetivo e as expectativas para a competição são unânimes: garantir pontos no ranking para o mundial e trazer medalha para casa. "Para mim, a importância da competição é trazer mais visibilidade para minha carreira e ter a possibilidade de melhorar a minha posição no ranking. Eu busquei por apoio nas redes sociais e em grupos de amigos e familiares. A minha expectativa é fazer uma boa competição e também ter uma boa colocação no pódio", afirma Isadora Esteves, 5º lugar no ranking nacional na categoria até 48kg.

"Por ser um campeonato de alto rendimento, vai me trazer grande experiência por competir com atletas de diferentes países e com estilos diferentes de luta, o que pode me proporcionar uma evolução técnica. Minha busca pelos apoios iniciou com divulgação em redes sociais e depois passei a vender rifas", explica Gustavo Tertuliano, 7º lugar no ranking nacional na categoria até 60kg.

"Estou em busca da classificação para o campeonato mundial de judô e graças ao apoio do programa Compete Brasília e a colaboração de amigos familiares e patrocínios, consegui arcar com as despesas de viagem que não são baratas. Nessas competições internacionais acumulamos pontos na corrida pelo ranking e adquirimos experiências que são muito importantes para o meu crescimento. Quero ser campeã na Polônia, garantir a minha ida ao mundial e representar o Brasil e todos que me apoiam e se Deus quiser, juntos, vamos conseguir", almeja Nicole Marques, líder do ranking nacional da classe sub-18 e vice-líder da classe sub-21 na categoria até 48kg.

Equipe do DF que representará o Brasil:

Feminino

  • Nicole Marques: categoria -48kg
  • Isadora Esteves: categoria -48kg
  • Mariana Muniz: categoria -52kg
  • Pietra Estrela: categoria -57kg
  • Sophia Câmara: categoria -63kg

Masculino

  • Samuel Silva: categoria -55kg
  • Gustavo Tertuliano: categoria -60kg

Comissão técnica

  • Robert Marques: técnico

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação