Basquete

Maior campeão argentino de basquete, Atenas é rebaixado pela 1ª vez

Time cordobês caiu na série dos playoffs de rebaixamento contra o San Lorenzo, em Buenos Aires, nesta terça-feira (16/5), tendo o primeiro descenso histórico à segunda divisão

Paulo Martins*
postado em 17/05/2023 14:00 / atualizado em 17/05/2023 16:45
Maior campeão do basquete argentino, o Atenas de Córdoba foi rebaixado para a segunda divisão nacional pela primeira vez na história nesta terça-feira (16/5), ao perder o playoff do descenso contra o San Lorenzo -  (crédito: Matías García/Liga Nacional de Básquetbol)
Maior campeão do basquete argentino, o Atenas de Córdoba foi rebaixado para a segunda divisão nacional pela primeira vez na história nesta terça-feira (16/5), ao perder o playoff do descenso contra o San Lorenzo - (crédito: Matías García/Liga Nacional de Básquetbol)

Um dos maiores clubes de basquete da América do Sul sofreu o maior golpe da história na última terça-feira (16/5). O Atenas de Córdoba foi rebaixado pela primeira vez para a Liga Argentina, a segunda divisão do esporte no país, ao perder por 73 x 62 para o San Lorenzo, no quinto e último jogo dos playoffs de rebaixamento da Liga Nacional, realizado no Ginásio Polidesportivo Roberto Pando, em Buenos Aires.

A ocasião inédita afeta ao maior campeão argentino, com nove títulos, conquistados em 1987, 1988, 1990, 1991/92, 1997/98, 1998/99, 2001/02, 2002/03 e 2008/09. Além disso, os cordobeses compartilham com o Brasília Basquete o feito de ser o único tricampeão da Liga Sul-Americana, com as taças de 1997, 1998 e 2004.

O clube ateniense, apesar da longa seca de troféus, leva quatro títulos de diferença para os segundos colocados no ranking de títulos do país hermano. Tanto o Peñarol de Mar del Plata quanto o San Lorenzo, carrasco do rebaixamento, são pentacampeões do certame.

Enquanto o Atenas lamenta a queda e o "Ciclón" se alivia pela permanência, a briga pelo título segue em plena temporada de reta final, em um período tradicional para o desfecho dos campeonato de basquete ao redor do mundo. Por lá, a exemplo do Novo Basquete Brasil (NBB), a competição também se encontra nas semifinais, com o duelo entre Boca Juniors e Instituto de Córdoba de um lado, enquanto Quimsa e Gimnasia de Corrientes definem o outro finalista.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação