Futebol

Em vantagem, Goiás enfrenta Paysandu por título inédito da Copa Verde

Esmeraldino pode até perder por um gol para conquistar o torneio regional. Paysandu depende de virada para o tetra. Além da taça, estão em jogo R$ 3 milhões e acesso à terceira fase da Copa do Brasil

Marcos Paulo Lima
postado em 31/05/2023 15:22 / atualizado em 31/05/2023 15:24
O Goiás venceu a primeira partida por 2 x 0, no Mangueirão, em Belém do Pará, e pode até perder por um gol -  (crédito: Divulgação/Ascom/Goiás)
O Goiás venceu a primeira partida por 2 x 0, no Mangueirão, em Belém do Pará, e pode até perder por um gol - (crédito: Divulgação/Ascom/Goiás)

Imerso na zona do rebaixamento depois da derrota de virada por 2 x 1 para o São Paulo, no último sábado, no Morumbi, o Goiás tem a chance de se motivar para deixar o Z-4 com a conquista inédita da Copa Verde nesta quarta-feira contra o Paysandu, às 20h, no estádio da Serrinha, em Goiânia, no duelo de volta da decisão do torneio continental. Além da taça, a competição organizada pela CBF renderá vaga direta para a terceira fase da Copa do Brasil em 2024 e uma premiação de até R$ 3 milhões. Em referência à final, o Cristo Redentor, no Rio, será iluminado de verde e azul, cores dos finalistas.

O Goiás defenderá vantagem de 2 x 0 construída na ida, no Mangueirão. Próximo da zona do rebaixamento na Série C, o Paysandu ocupa o 16º lugar entre os 20 participantes e vive uma fase terrível dentro e fora das quatro linhas. O esmeraldino pode até perder por um gol de diferença. O Papão da Curuzu precisa no mínimo devolver os 2 x 0 para forçar pênaltis.

Um dos dramas do Paysandu é o elenco curto e sem muitas alternativas para a obrigação de protagonizar a virada. Jogadores da base foram relacionados para completar o banco de reservas liderado pelo técnico Marquinhos Santos. "Temos que ter inteligência, em primeiro lugar. Sabemos que é um confronto muito difícil, um time de Série A e muito qualificado. Mas também temos atletas que podem fazer a diferença. Na guerra você tem que lutar onde for colocado. Estou pronto para ajudar onde for preciso”, comentou o zagueiro do time paraense Wanderson, em entrevista ao portal do Diário do Pará.

O centroavante Mario Sergio é um dos trunfos do Paysandu para o duelo. "Vamos buscar do início ao fim. O placar é desfavorável e o adversário muito forte, mas temos que lutar até o fim. Temos que jogar com inteligência. Não tem nada fácil para a gente, mas temos que ir passo a passo, com muita competitividade, em busca do primeiro gol e depois tentar mais".

Tricampeão da Copa Verde em 2014, 2017 e em 2019, o Paysandu enfrentará um adversário à caça do primeiro título. O Goiás é finalista do torneio pela primeira vez. O Estado de Goiás jamais conquistou o caneco. Perdeu o título com o Vila Nova nas edições de 2020 e de 2021, ambos para adversários paraenses: Remo e Paysandu, respectivamente.

O clima, em Goiânia, é de otimismo, com a possibilidade do título inédito. O zagueiro Lucas Halter adverte para a necessidade de administrar a vantagem sem ansiedade. "Se entrarmos em campo e deixarmos de fazer o que fizemos no primeiro jogo, não seremos campeões. Não tem essa de estar com a mão na taça. Temos de entrar em campo, fazer valer o mando e o apoio da nossa torcida. O Paysandu vem com a intenção de nos pressionar, pois estão com o resultado adverso. Temos que esperar um jogo difícil".

FICHA TÉCNICA
Horário: 20h
Estádio: Serrinha, em Goiânia
Transmissão: TV Brasil, Bandsports e FSPORTStv
Árbitro: Dyorgines Padovani de Andrade (ES)
Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires (ES)
Assistente 2: Vanderson Zanotti (ES)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Goiás (4-4-2)
Tadeu;
Bruno Santos, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander;
Zé Ricardo, Willian, Maguinho e Palacios;
Alesson (Vinícius) e Matheus Peixoto
Técnico: Émerson Ávila

Paysandu (5-3-2)
Gabriel Bernard;
João Vieira, Genílson, Wanderson, Naylhor e Juan Pitbull;
Paulo Henrique, Gabriel Davis e Fernando Gabriel;
Bruno Alves e Mário Sérgio
Técnico: Marquinhos Santos

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação