Fórmula 1

GP da Espanha será teste de experiência para os pilotos da Fórmula 1

Antigo traçado oficial dos testes da categoria, Barcelona sedia a sétima corrida do campeonato, com o peso da rodagem sendo ponto fundamental para o fim de semana na Catalunha

Paulo Martins*
postado em 02/06/2023 06:00
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O tradicional Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 começa nesta sexta-feira (2/6). A sétima corrida do ano, no Circuito de Montmelò, na Grande Barcelona, será a primeira em circuitos comuns do campeonato em 2023, com o cancelamento por condições meteorológicas de Ímola, além da última etapa ter sido em um traçado de rua, em Mônaco.

Correndo em casa, Fernando Alonso observa um interessante crescimento no carro da Aston Martin, na briga ainda distante contra a Red Bull e o líder Max Verstappen. Mesmo com um terceiro lugar no principado, o espanhol comprovou o bom ritmo de corrida, onde a diferença na linha de chegada contra o holandês foi de 27 segundos, aproximadamente um pit stop de diferença, justamente na parada a mais feita pela equipe inglesa.

Tanto na classificação quanto na teoria, porém, Sergio Pérez é o indicado a estar entre ambos, apesar do fim de semana difícil que teve na última prova. O mexicano é o vice líder e perdeu terreno contra os dois na tabela, ao não pontuar: está a 39 pontos da liderança e a 12 da terceira posição, com o dever de se recuperar em seguida.

Para os pilotos em questão, a experiência pode fazer a diferença para um equilíbrio maior no certame. Tido como monótono, o GP da Espanha não é mais a pista oficial de testes da Fórmula 1 há duas temporadas, o que permitiu uma menor rodagem do grid no traçado. Novatos como Nyck de Vries, Logan Sargeant e Oscar Piastri tendem a ter dificuldade, precisando gastar pneus e peças do composto para se adaptar nos dias de treino.

A briga na pista catalã começa com a classificação, no sábado (3/6), às 11h, com a corrida no domingo (4/6) iniciando às 10h. O fim de semana tem as sessões transmitidas pelo BandSports e pela Band.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação