Automobilismo

Red Bull tem domínio ameaçado pela FIA antes de GP em casa, na Áustria

Corrida na pista própria, com etapa sprint, tem ares de pressão nos bastidores por um equilíbrio outrora prometido pela entidade para a Fórmula 1

Paulo Martins*
postado em 29/06/2023 06:47 / atualizado em 29/06/2023 06:47
 (crédito: Jeff Pachoud/AFP)
(crédito: Jeff Pachoud/AFP)

Uma das pistas mais curtas do calendário da Fórmula 1 recebe a décima etapa do campeonato, a segunda com formato sprint no ano. O Grande Prêmio da Áustria, no Red Bull Ring, em Spielberg, tem a quinta menor pista na atual temporada, com 4,3 km, atrás de Mônaco, Holanda, México e Brasil. Apesar disso, as poucas curvas fazem o traçado ter o tempo mais curto em média, considerando este top 5, com o normal sendo registrado abaixo de 1:10.

Quem tem domado o relógio e o asfalto nas últimas épocas está sob observação. A equipe da casa, dona do circuito, está sob observação quanto ao domínio na categoria, apesar deste se dar de forma lícita. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tem sinalizado, nos últimos dias, que levaria à risca a promessa de equilibrar a disputa, acabando com a hegemonia taurina.

Até então, a equipe não perdeu nenhuma corrida em 2023, com seis vitórias do líder Max Verstappen e duas de Sergio Pérez. A distância na ponta do Mundial de Construtores já é confortável: 321 pontos contra 167 da segunda colocada, Mercedes. Além disso, Aston Martin e Ferrari são as demais equipes acima da centena de unidades, 154 e 122, respectivamente.

O fim de semana conta com um treino único, a partir das 8h30 desta sexta-feira (30/6), antes da classificação para a corrida principal, iniciando às 12h. O sábado (1º/7) será exclusivo para a sprint, com o qualificatório — nomeado como shootout — às 7h e a prova de 100km às 11h30. A corrida de domingo (2/7), será às 10h. A etapa será transmitida pela Band e pelo BandSports.

O Brasil bem na base

Gabriel Bortoleto é o nome da vez no automobilismo nacional de formação. Já na temporada de estreia, o paulista tem apostado na força das corridas principais para ter folga na ponta da Fórmula 3. Com a sexta de dez etapas disputadas na pista austríaca, também neste fim de semana, o brasileiro tem 92 pontos, duas vitórias e 24 pontos à frente do vice-líder, o espanhol Josep “Pepe” Martí.

Na F2, categoria em que Felipe Drugovich é o atual campeão, Enzo Fittipaldi segue ganhando notoriedade. Dono do sétimo lugar, Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson, tem dois pódios na temporada, somando 49 pontos, 61 a menos em relação ao líder, o dinamarquês Frederik Vesti. Com quilometragem a correr na Áustria, ainda restam sete datas para o fim.

Cria da capital federal, Pedro Clerot também faz bom trabalho e persegue um novo título regional da Fórmula 4, na categoria espanhola. É o vice-líder em três etapas realizadas, com outras quatro por acontecer, somando 108 pontos contra os 132 do primeiro, o francês Théophile Nael. O certame passa por uma pausa, retornando a ser disputado entre 23 e 24 de setembro, no circuito histórico de Jerez de La Frontera.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação