Paris-2024

Índice histórico e pódios marcam fim de semana do Time Brasil

Erik Cardoso fez história ao ser o primeiro brasileiro a correr 100 metros rasos em menos de 10 segundos em domínio brasileiro no Sul-Americano de atletismo

Arthur Ribeiro*
postado em 31/07/2023 23:43 / atualizado em 31/07/2023 23:44
Brasileiros comemoram primeiro lugar geral do Sul-americano de Atletismo -  (crédito: Wagner Carmo/CBAt)
Brasileiros comemoram primeiro lugar geral do Sul-americano de Atletismo - (crédito: Wagner Carmo/CBAt)

A menos de um ano para o início dos Jogos de Paris 2024, o Time Brasil continua conquistando medalhas e índices olímpicos. No último final de semana (29 e 30/7), Erik Cardoso se tornou o primeiro brasileiro da história a correr abaixo dos 10 segundos na prova de 100 metros rasos e liderou o país ao primeiro lugar geral do Sul-americano de Atletismo. Brasileiros também ganharam medalhas no hipismo, golfe e ciclismo BMX Freestyle.

No campeonato de atletismo disputado em casa, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo, o Brasil confirmou o favoritismo e conquistou 44 medalhas — 19 de ouro, 15 de prata e 10 de bronze. Além dos pódios, a delegação brasileira alcançou índices olímpicos com Almir Cunha dos Santos no salto triplo, Erik Cardoso nos 100m rasos e Lucas Carvalho nos 400m rasos. O trio agora lidera o ranking continental e garantiram vagas diretas para o Mundial da modalidade, disputado em agosto na Hungria.

Da bike ao golfe

Ainda em solo verde-amarelo, a Copa Internacional de BMX Freestyle Park terminou com mais Brasil no pódio entre homens e mulheres. Na categoria de elite masculino, Gustavo Bala Loka e Cauan Madona fizeram a dobradinha brasileira, com primeiro e segundo lugar, respectivamente. No feminino, Carolina Bittencourt ficou com o bronze.

Já no Rio de Janeiro, foi disputado o 92º Campeonato Amador de Golfe. Sem chances aos adversários, os brasileiros Andrey Xavier e Valentina Bosselmann foram os campeões da competição disputada no Campo Olímpico de Golfe.

Conquistas no hipismo

Cruzando o oceano Atlântico, na Copa das Nações de Hipismo, em Hickstead, no Reino Unido, também deu Brasil. Francisco Musa e a égua Catch me Marathon venceram o Royal Speed Classic, enquanto Pedro Veniss e a montaria Nimrod de Muze Z ficaram com o vice-campeonato do GP The Longines King George V Gold Cup.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação