Sexismo

Caso Rubiales: ONU lamenta que 'sexismo' persista no esporte

Beijo forçado do chefe do futebol espanhol na jogadora Jenni Hermoso causa revolta no mundo do futebol feminino

ONU lamenta que 'sexismo' persista no esporte -  (crédito: Reprodução/Instagram @jennihermoso)
ONU lamenta que 'sexismo' persista no esporte - (crédito: Reprodução/Instagram @jennihermoso)
Agence France-Presse
postado em 28/08/2023 17:52

O "sexismo" persiste no esporte, lamentou, nesta segunda-feira (28/8), o porta-voz do secretário-geral da ONU, que pediu às autoridades espanholas que respondam ante o beijo forçado do chefe do futebol espanhol na jogadora Jenni Hermoso "em respeito aos direitos dos esportistas". 

"É tão difícil não beijar alguém na boca?", questionou Stéphane Dujarric, perguntado sobre o incidente que suscitou uma onda de indignação. 

"O problema crucial do sexismo persiste no esporte e esperamos que as autoridades espanholas e o governo espanhol abordem isso de uma forma que respeite os direitos de todas as esportistas mulheres", acrescentou. 

Nesta segunda-feira, o Ministério Público anunciou a abertura de uma investigação preliminar por possível "assédio sexual" contra Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que já foi suspenso temporariamente pela Fifa. 

Rubiales beijou a jogadora da seleção feminina na boca durante a entrega de medalhas da Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, vencida pela Espanha.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br