O São Paulo aposta em pratas da casa para alcançar o título inédito da Copa do Brasil. Embora seja dono de um elenco com nomes consolidados, como Lucas Moura, Rafinha, James Rodríguez e Jonathan Calleri, o protagonismo também poderia ser dividido com três jogadores "made in Cotia".
Os destaques começam pela defesa. Em uma retaguarda dominada pelo equatoriano Robert Arboleda, brilha Lucas Beraldo. O zagueiro de 19 anos encaixou como uma luva no setor defensivo. A lucidez tática e a qualidade técnica justificam a preferência do técnico Dorival Júnior. Beraldo não é aquele zagueiro de rifar bola. Pelo contrário, a trata bem. Não à toa, quando o time tem a bola, sobe para o meio de campo e joga próximo aos laterais para dar opção na saída e na criação.
Elogios a Beraldo se tornaram comuns no CT da Barra Funda. "É um menino que tem um potencial gigante. Temos que ser realistas. Não posso ser hipócrita. Você não pode falar que não tem. Não tem jeito, o moleque tem uma qualidade enorme, é muito seguro e tem uma capacidade técnica impressionante", avaliou o experiente lateral-direito Rafinha.
Beraldo é a torre lá trás e Pablo Maia é o motorzinho no meio de campo. Oferece o melhor dos dois mundos com marcação precisa e passe refinado. No clube desde 2015, o volante de 21 anos passou pelas categorias sub-15, sub-17 e sub-2020 até chegar à equipe principal, no ano passado. Em um ano de São Paulo, coleciona 104 partidas. Em 19 de agosto, contra o Botafogo, tornou-se o atleta mais precoce da base a alcançar a marca centenária, em 566 dias. Superou o companheiro Lucas Moura (679) e Casemiro (783).
Rodrigo Nestor é outro que já não pede mais passagem. Aos 23 anos, tomou conta da posição. Utilizado com Rogério Ceni, tornou-se ainda mais importante com Dorival Júnior pelo lado direito da faixa central do campo. Colabora com boas movimentações, criação de espaço e avanços "no vazio". Confunde a marcação. Não à toa, é o segundo jogador de linha que mais foi utilizado pelo clube nesta temporada, com 45 exibições. Fica atrás apenas dos atacantes Luciano e Wellington Rato, com 50 partidas cada. O goleiro Rafael é o líder no geral (51).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br