Futebol

Série B do Candangão define os quatro candidatos a duas vagas na elite

Última rodada define duelos entre Planaltina e Luziânia; e Ceilandense contra Brazlândia nas semifinais. Jogos na próxima fase serão no sistema de ida e volta

O elenco do Brazlândia ficou eufórico depois da goleada por 4 x 1 contra o Riacho City no confronto direito pelo acesso às semifinais -  (crédito: Instagram/Fernando Santos)
O elenco do Brazlândia ficou eufórico depois da goleada por 4 x 1 contra o Riacho City no confronto direito pelo acesso às semifinais - (crédito: Instagram/Fernando Santos)
postado em 30/09/2023 22:26 / atualizado em 30/09/2023 22:26

O sonho de disputar a primeira divisão do Campeonato do Distrito Federal em 2024 está reduzido a um terço: de 12 para quatro clubes. Neste sábado, foram definidos os semifinalistas da Série B do Candangão em jogos simultâneos na popular Segundinha. Planaltina, Brazlândia, Ceilandense e Luziânia são os candidatos às vagas à elite. Na próxima fase, o Planaltina terá pela frente o Luziânia. Na outra chave, Ceilandense x Brazlândia. Os sobreviventes disputarão a elite e o título da temporada.

No Grupo A, o Planaltina confirmou a primeira colocação com goleada por 5 x 0 contra o Grêmio Valparaíso no Estádio Luiz Alfredo, no Novo Gama. O time completou a primeira fase com 15 dos 18 pontos possíveis. A segunda colocação ficou nas mãos do Brazlândia depois da goleada por 4 x 1 no confronto direto com o Riacho City, no Chapadinha.

Equilibrado, o Grupo B terminou com o Ceilandense na primeira colocação graças ao triunfo por 5 x 0 contra o Canaã, recém-filiado à Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Campeão na elite nas edições de 2014 e de 2016, o Luziânia avançou em segundo no limite com a derrota por 1 x 0 para o Legião, no Estádio JK, no Paranoá. Os dois times fizeram 10 pontos e acumularam três vitórias. O Luziânia prevaleceu no critério de desempate saldo de gols (11 x 7). O Entorno tenta voltar ao Candangão. Não houve representante das cidades goianas e mineiras vizinhas da capital na temporada deste ano.

De acordo com Artigo 14 do regulamento, as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta e a decisão em partida única. Se houve empate no placar agregado, ou seja, a soma dos dois jogos, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

A etapa de mata-mata promete uma disputa acirrada pela artilharia. Clemente lidera com cinco gols pelo Ceilandense. Wesley é o segundo com quatro bolas na rede representando o Planaltina. João e Gustavo França (Ceilandense), Daniel Guerreiro (Brazlândia) e Goduxo (Luziânia) marcaram três vezes cada um. Todos estarão em campo nas semifinais.

Última rodada
Sobradinho 0 x 4 Botafogo
Aruc 2 x 0 Samambaense
Brazlândia 4 x 1 Riacho City
Grêmio Valparaiso 0 x 5 Planaltina
Ceilandense 5 x 0 Canaã
Legião 1 x 0 Luziânia

Semifinais (ida e volta)
Planaltina x Luziânia
Ceilandense x Brazlândia

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação