Um jogo de futebol tem no meio do campo o lugar mais natural por onde a bola circula: a transição defesa-ataque e a organização das ideias de construção de jogadas passam por ali. Dentro e fora das quatro linhas, as vidas de Real Brasília e Minas Brasília, finalistas do Campeonato Candango Feminino também passam pelas maestras. A luta pela taça será neste sábado (7/10), às 10h, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Xarás, apesar das grafias distintas, Juliana Oliveira e Jullyana Morais, de Real Brasília e Minas Brasília, respectivamente, serão as responsáveis por 'carregar o piano' no gramado do Mané Garrincha durante a decisão. Apesar das funções distintas em campo (uma é volante e a outra armadora), as jogadoras assemelham-se pela capacidade multifuncional dentro de campo na busca pelo sucesso.
Do lado das Leoas do Planalto, Ju Oliveira chega como um dos grandes destaques do time. Vice-artilheira da competição, com sete gols marcados em oito partidas disputadas, ela não é apenas titular como, também, é capaz de exercer mais de uma função no time comandado por Camilla Orlando.
"Fico feliz de poder ajudar o time com gols. Gosto de fazer outras funções, tanto jogando por dentro, como por fora e, onde for melhor para o time e para mim, estarei à disposição da Camilla. Isso (essa disposição) ajuda no desempenho da equipe e no meu também", explicou.
"As expectativas para a final são as melhores possíveis, pois temos trabalhado muito forte. Tivemos uma preparação boa, e sabemos que manter o Real no topo é importante. A final será decidida por detalhes, e quem errar menos, sairá com o título", complementou.
Do outro lado, a remontada moral do Minas dentro da história da competição passa por Ju Morais. Uma das líderes da equipe e titular indiscutível, a camisa cinco foi poupada apenas na rodada final da primeira fase diante do Estrelinha, com a equipe já classificada ao mata-mata. É peça fundamental dentro da campanha e, mesmo com aspecto mais defensivo, anotou dois gols na competição.
Com isso, a responsabilidade responde diretamente na simbiose dentro de campo, com uma convivência facilitada a partir da longa vivência da volante. "Eu tento passar um pouco da minha experiência para as meninas e ajudar a todas da melhor forma possível, acho que dentro de campo todas nós sabemos que a melhor forma de se ajudar é escutar uma à outra, correr uma pela outra e isso facilita para podermos ter melhor resultado dentro de campo. O respeito que temos umas pelas outras é muito importante e isso facilita ajudá-las a ter tranquilidade", detalha.
"Sabemos que será um jogo muito difícil com duas equipes fortes, mas estamos trabalhando a cada dia para melhorarmos mais e mais. O professor Jorge (Marinho) vem fazendo um ótimo trabalho com toda equipe. Estamos focadas para fazermos um bom jogo e lutarmos pelo título. Será um grande jogo e uma grande final", acredita. Um dos dois gols da meia no campeonato foi diante do Real, para empatar o jogo da quinta rodada da primeira fase em 1 x 1.
Fichas técnicas:
Ju Oliveira
Time: Real Brasília
Posição: meia-atacante; atacante
Idade: 27 anos
Altura: 1,66 m
Gols marcados: 7
Ju Morais
Time: Minas Brasília
Posição: meio-campista
Idade: 31 anos
Altura: 1,70m
Gols marcados: 2
*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br