O Coritiba foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em razão de supostos atos racistas cometidos por torcedores do clube. O episódio aconteceu durante a vitória por 2x0 no clássico contra o Athletico-PR, no último dia 1/10, pela 25ª rodada do Brasileirão.
O Coxa acabou multado no valor de R$ 9,3 mil, referente a 5% da renda da partida. A decisão foi tomada após uma sessão realizada de forma virtual, na última quinta-feira (19/10), onde o advogado Osvaldo Sestário Filho foi o responsável pela defesa da equipe paranaense.
O torcedor flagrado imitando um macaco, inclusive, foi suspenso de maneira preventiva do quadro de sócios do Coritiba. A manobra não será revertida até o término das devidas investigações.
O primeiro artigo da denúncia, além disso, explicita que "Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem ética, raça, sexo, cor", rende multa no valor de até R$ 100 mil.
No segundo, adicionalmente, a equipe acabou absolvida pelo lançamento de objetos "no campo ou local da disputa do evento desportivo". O tribunal enxerga as provas apresentadas como pouco concretas.
O caso
Durante a partida, dois torcedores do Coxa foram flagrados fazendo gestos de macaco em direção à torcida rival. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram um apoiador com a camisa do time verde do Paraná indo em direção ao setor de torcedores do Furacão fazendo gestos racistas. Atrás dele, o segundo indivíduo, de camisa branca, faz a mesma coisa.
Após a identificação dos torcedores por parte do clube, imagens foram enviadas ao Demafe (Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos), da Polícia Civil. O caso segue sob investigação.
"O Coritiba Foot Ball Club vem a público manifestar repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Tais condutas não serão toleradas e são incompatíveis com os valores e a história do clube", disse o clube, por meio de comunicado.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br