O Brasileirão continua. A 10 rodadas da jornada derradeira, a competição caminha para a 28ª bateria de jogos com batalhas acirradas nas duas pontas da tabela, sobretudo na parte de baixo. Afinal, a diferença nas pontuações das equipes que lutam por uma vaga na Libertadores e entre os que brigam para fugir do rebaixamento é curta.
A rodada da vez virá com confrontos tricolores. Em Salvador, a abertura terá como protagonistas Bahia e Fortaleza. Lá, as equipes vão estrelar uma corrida por objetivos diferentes. Enquanto o tricolor baiano luta para se afastar do Z-4, o tricolor cearense corre para diminuir a distância dos seis primeiros colocados.
Na Terra da Garoa, mais um confronto com intenções distintas. O tricolor paulista, na metade de baixo da tabela, quer um desfecho positivo para a temporada após a conquista da Copa do Brasil. O tricolor gaúcho, enquanto isso, persegue os líderes do campeonato, de perto, no G-4.
A rodada da vez, porém, também pertencerá aos clássicos. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, duas das principais rivalidades do país tomarão forma. Na capital carioca, Flamengo e Vasco farão o Clássico do Milhões, da mesma forma, em situações muito diferentes no campeonato.
Na terra do pão de queijo, o fim de semana trará o primeiro Superclássico Mineiro na Arena MRV, o novo estádio do Galo. Com a necessidade de pontuar para chegar mais perto dos respectivos objetivos na temporada, Atlético-MG e Cruzeiro prometem formar um confronto disputado apesar das situações distintas entre as equipes. A seguir, o Correio Braziliense apresenta o melhor da 28ª rodada do Brasileirão:
Bahia x Fortaleza
O primeiro duelo tricolor será enxergado sob óticas distintas. No calor de Salvador, o Bahia tentará engrenar uma sequência de bons resultados em casa. Após dois insucessos diante da própria torcida, voltou a vencer como mandante diante do Internacional. Porém, a apenas um ponto de distância da zona de rebaixamento, terá um Fortaleza em ascensão pela frente. Com apenas duas derrotas nos últimos 14 jogos por todas as competições, o Leão do Pici, na 8ª posição, está a apenas dois pontos do G-4 e vive um dos grandes momentos da própria história após a classificação para a primeira decisão continental do clube.
Data: sábado (21/10), às 18h30
Local: Arena Fonte Nova
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Acevedo, Yago, Thaciano, Cauly e Gabriel Teixeira; Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre, Yago Pikachu, Pochettino e Guilherme; Lucero. Técnico: Vojvoda.
Cuiabá x Goiás
Surpreendente, o Cuiabá continua a jornada por uma vaga na Sul-Americana. Na décima posição, é o responsável por puxar a vila divida por quatro pontos entre a metade de cima e a de baixo da tabela. Terá, à frente, um adversário em situação frágil para buscar o objetivo. O Goiás, em 18º, apesar de ainda possuir chances concretas de escapar devido a pouca diferença na pontuação em relação aos concorrentes, terá tarefa difícil. Além de não vencer como visitante desde 13 de agosto passado, possui o terceiro pior ataque da competição, com 27 gols marcados.
Data: sábado (21/10), às 18h30
Local: Arena Pantanal
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral e Denilson (Lucas Mineiro); Derik Lacerda, Clayson e Deyverson. Técnico: António Oliveira.
Goiás
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Raphael Guzzo, Morelli, Guilherme, Allano e Palacios; João Magno. Técnico: Armando Evangelista.
São Paulo x Grêmio
O segundo duelo de tricolores da rodada colocará frente a frente dois dos principais times do país. Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo terá mais um desafio na tentativa de terminar o ano tranquilo. Décimo primeiro colocado, poderá confirmar uma vaga na Sul-Americana caso reverta a forma turbulenta recente, de duas vitórias, duas derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. A esperança para isso será a queda de produção do Grêmio. Um dos cotados para seguir de perto o líder Botafogo, o Imortal perdeu fôlego e vem de três partidas sem vencer. Apesar disso, ainda é o quarto colocado no campeonato, a três pontos do Flamengo, em terceiro.
Data: sábado (21/10), ás 18h30
Local: Morumbi
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
São Paulo
Rafael; Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Lucas Moura e Luciano (James Rodríguez). Técnico: Dorival Jr.
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann, Fabio; Villasanti, Pepê; Galdino, Cristaldo, Besozzi; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Botafogo x Athletico-PR
Mais um desafio para o Glorioso na corrida pelo título. Com nove pontos de vantagem à frente do vice-líder Bragantino, o clube carioca superou um momento negativo e buscará contra o clube paranaense a terceira vitória seguida. Para isso, terá à disposição a melhor defesa e ataque do torneio. O Furacão, porém, tem como certo o objetivo de alcançar uma vaga na Libertadores, e está no páreo para isso. Mesmo sem o artilheiro Vitor Roque, o Athletico está no G-6 e pode beliscar o G-4 caso vença e conte com uma combinação favorável de resultados.
Data: sábado (21/10), às 21h
Local: Estádio Nilton Santos
Transmissão: Premiere e SporTV
Escalações prováveis:
Botafogo
Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel Pires), Eduardo, Júnior Santos e Victor Sá; Tiquinho Soares. Técnico: Lúcio Flávio.
Athletico-PR
Bento; Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Zapelli e Cuello; Vitor Bueno, Cannobio e Pablo. Técnico: Wesley Carvalho.
Atlético-MG x Cruzeiro
O grande clássico mineiro servirá como um divisor de águas. Para o Galo, poderá se tornar numa chance de voltar ao G-6 e formalizar uma candidatura na fila por uma nova ida à Libertadores. Com uma derrota nas últimas sete rodadas, incluindo uma vitória contra o Palmeiras, em São Paulo, poderá elevar ainda mais o bom momento com um triunfo contra o grande rival. Este, porém, poderá usar do equilíbrio natural trazido pela rivalidade para pontuar. Deixar o gramado com pontos no bolso, inclusive, será fundamental para o Cruzeiro. Afinal, a equipe possui a segunda pior campanha do returno e está a apenas um ponto da zona de rebaixamento, com apenas uma vitória nas últimas treze rodadas.
Data: domingo, (22/10), às 16h
Local: Arena MRV
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
Atlético-MG
Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Maurício Lemos e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia e Igor Gomes; Pavon, Hulk e Paulinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Cruzeiro
Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castan e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Matheus Vital; Arthur Gomes, Bruno Rodrigues e Nikão. Técnico: Zé Ricardo
Flamengo x Vasco
Nada como um Clássico dos Milhões para impactar a vida dos envolvidos no confronto. Enquanto Tite arranca um trabalho no rubro-negro já em terceiro, a 11 pontos do líder Botafogo, Ramón Díaz busca manter o ritmo positivo do Cruzmaltino pela permanência, apesar dos perigos da zona de rebaixamento: a equipe tem o 16º lugar, com a mesma pontuação do Santos, mas acima pelo saldo de gols.
Local: Maracanã
Horário: Domingo (22/10), às 16h
Transmissão: Globo e Premiere
Escalações Prováveis
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia e Gerson; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite
Vasco
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Maicon, Léo e Lucas Piton; Marlon Gomes, Praxedes e Paulinho; Gabriel Pec, Payet e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Internacional x Santos
Um confronto direto de peso mexe com ambos times em crise. O Colorado segue sem assimilar a queda nas semis da Libertadores e abre o pelotão de briga pela permanência, no 12º lugar, onde sete times estão separados por apenas dois pontos. Já o Peixe abre a zona de descenso, com 30 pontos e vem de derrota dura em casa, para o Bragantino, rompendo uma sequência anterior de três vitórias que havia tirado o alvinegro da parte mais baixa da tabela.
Local: Beira-Rio
Horário: Domingo (22/10), às 16h
Transmissão: Premiere
Escalações Prováveis
Internacional
Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Dalbert; De Pena, Bruno Henrique e Alan Patrick; Wanderson, Maurício e Luiz Adriano. Técnico: Eduardo Coudet
Santos
João Paulo; Joaquim, João Basso e Dodô; Jean Lucas, Dodi, Lucas Lima, Kevyson e Lucas Braga; Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Marcelo Fernandes
Corinthians x América-MG
Outro duelo de sobrevivência tem contextos diferentes e um pouco desiguais para esta altura da competição. Reeditando o confronto das quartas de final da Copa do Brasil deste ano, o alvinegro vem de uma das melhores atuações do ano, mesmo ao ceder o empate com o Fluminense, mantendo uma sequência de três jogos sem vitórias. Para o Coelho, o desespero e a variedade para o lanterna, a 12 pontos de sair do Z-4, são fatores que tensionam os mineiros na briga contra o relógio e, desta vez, contra a casa corintiana.
Local: Neo Química Arena
Horário: Domingo (22/10), às 18h30
Transmissão: Premiere
Escalações Prováveis
Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Caetano e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Giuliano, Ruan Oliveira e Pedrinho; Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
América-MG
Matheus Cavichioli; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Iago Silva, Danilo Avelar e Nicolas; Juninho, Emmanuel Martínez e Martín Benítez; Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos
Bragantino x Fluminense
Líder do returno e dono do melhor retrospecto nos últimos cinco jogos, com invencibilidade vigente de sete, o Massa Bruta peita a lógica de perseguir o líder Botafogo, com diferença atual de nove pontos. Por outro lado, o Flu foge à regra do que vem atuando no ano instantes antes da final da Libertadores, com queda ao nono lugar e sequência de três jogos sem vencer, com três derrotas nas últimas cinco partidas.
Local: Nabi Abi Chedid
Horário: Domingo (22/10), às 18h30
Transmissão: SporTV e Premiere
Escalações Prováveis
Bragantino
Cleiton; Aderlan, Luan Patrick, Léo Ortiz e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Sorriso; Vitinho, Helinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Marlon, Felipe Andrade e Marcelo; André, Martinelli, Lima, Ganso e Keno; Cano. Técnico: Fernando Diniz
Coritiba x Palmeiras
Alviverdes em crise, ambos desejam uma reabilitação na reta final para evitar o pior dos cenários para a atualidade de cada um. O Coxa deseja a permanência e está a distantes dez pontos de sair da zona de rebaixamento, vindo de goleada em casa, contra o Cuiabá. Já o Palestra ainda vive a queda livre após a saída da Libertadores: é o pior time do campeonato nas últimas quatro rodadas, perdendo todas e deixando o G-4, sem vaga direta na competição continental para 2024, no momento.
Local: Couto Pereira
Horário: Domingo (22/10), às 18h30
Transmissão: Premiere
Escalações Prováveis
Coritiba
Gabriel; Natanael, Henrique, Jean Pedroso e Victor Luís; Willian Farias, Matheus Bianqui, Marcelino Moreno e Robson; Edu e Slimani. Técnico: Thiago Kosloski
Palmeiras
Weverton; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Rony e Endrick. Técnico: João Martins
*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br