O Distrito Federal ocupa 5.761 km² da área do Brasil. Espaço suficiente para algumas rivalidades entre clubes da mesma região administrativa (antigas cidades-satélite) ou de bairros vizinhos. Divulgada na última terça-feira, a tabela da próxima edição turbina — e alguns casos ressuscita — rivalidades. Haverá "clássico", por exemplo, entre Ceilândia e Ceilandense. O Capital e o Paranoá dividem estão alojados no Paranoá e dividem o Estádio Juscelino Kubitscheck. O Brasiliense manda jogos no Serejão. O inimigo mais próximo mora ao lado, o Samambaia. Gama e Santa Maria dividem fronteira. Dos 10 candidatos ao título, apenas Real Brasília e Planaltina ficam isolados. A seguir, confira alguns duelos de bairro ou entre vizinhos na próxima edição do Candangão.
Ceilândia x Ceilandense
A cidade mais populosa do Distrito Federal terá dérbi pela primeira vez em quatro anos. No último encontro entre ambos, nada de gols no Abadião, com mando alvinegro. Por sinal, o resultado contribuiu na queda tricolor para a Segundinha em 2020. O Ceilândia chegou às oitavas de final na última Série D. O Ceilandense conquistou a Série B doméstica em 2023 ao vencer o Planaltina na final.
Rodada: 9
Mando: Ceilândia
Estádio provável: Abadião
Paranoá x Capital
O ano de 2023 foi o melhor da história da cidade, com os dois times classificados às semifinais locais pela primeira vez. Ambos caíram na primeira etapa do mata-mata e desperdiçaram a chance de disputar a Série D. Na fase inicial, houve empate por 1 x 1 no Estádio JK.
Na Região Administrativa de número 7, a administração local será a responsável pela cessão no caso de outro clube desejar mandar jogos no local, gerido, hoje, pelo Coruja. "Apesar de ser a instituição mantenedora em virtude da parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Programa Adote uma Praça, é a administração regional a responsável por fazer o agendamento", diz nota do time tricolor. Por sua vez, a Cobra Sucuri afirmou à reportagem que ainda não decidiu onde mandará os jogos em 2024.
Rodada: 1
Mando: Paranoá
Estádio provável: JK
Gama x Santa Maria
Um dos poucos jogos do Candangão 2023 no Mané Garrincha foi este confronto, com mando da Águia e vitória alviverde por 2 x 0. O posicionamento geográfico pode enviar a nova edição da partida para o Bezerrão, na temporada de retorno do estádio às competições oficiais. O gramado da arena foi reformado depois da cessão do campo a um hospital de campanha na pandemia.
É possível que os dois times dividam o Bezerrão. "O Bezerrão é a nossa 'casa'. O Santa Maria sempre jogou lá e o estádio é do GDF, não do Gama", afirma a presidente em exercício Dayana Nunes.
Em resposta, o presidente do Gama, Wendel Lopes, mantém a política de boa vizinhança. "Dificilmente (haverá exclusividade), temos carência de estádios e muitos clubes não têm onde jogar. Entendemos a necessidade dos outros times. Nesse período em que o Estádio Bezerrão ficou fechado, o Gama utilizou outros estádios com apoio dos clubes mandantes", relembra.
Rodada: 6
Mando: Santa Maria
Estádio provável: Bezerrão
Brasiliense x Samambaia
Os coirmãos costumam ser mandantes no estádio localizado praticamente na divisa entre Samambaia e Taguatinga, de frente para a Avenida Elmo Serejo, e do lado da via que corta o Córrego Taguatinga, divisa entre as regiões administrativas. Mesmo geridos pelo mesmo proprietário, os dois times competiram em alto nível no último confronto direto: o empate por 2 x 2 colocou ambos em chances iguais nas rodadas finais para chegar às semifinais.
Rodada: 9
Mando: Brasiliense
Estádio provável: Serejão
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br