Em partida atrasada da 30ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro derrotou o Fortaleza por 1 a 0. O jogo foi disputado na Arena Castelão, na capital cearense. O gol cruzeirense foi marcado por Bruno Rodrigues, na reta final do embate. O duelo, aliás, marcou a estreia do treinador Paulo Autuori no comando da Raposa.
Com o resultado, o Cruzeiro deixa a zona de rebaixamento e está em 16º, com 40 pontos. Assim, quem abre a zona de rebaixamento agora é o Bahia, com 38 pontos e um jogo a mais (34). Neste momento, Goiás, Coritiba e América-MG completam o Z4, com 35, 29 e 21, respectivamente. O Coelho, aliás, já está rebaixado. Já o Fortaleza aparece em 12º, com 43.
O primeiro tempo foi de domínio do Fortaleza, que até abriu o placar com Machuca, aos 27 do segundo tempo. Na ocasião, ele ficou cara a cara com o goleiro Rafael Cabral, arrancou e balançou as redes após passe de Tinga. No entanto, o gol foi anulado por impedimento. Aliás, o Tricolor sofreu com cinco impedimentos só no primeiro tempo.
Ainda na primeira etapa, o Fortaleza teve três boas chegadas com Lucero e uma com Yago Pikachu. O Cruzeiro só conseguiu levar perigo perto dos acréscimos, quando William fez boa jogada individual e cruzou na boa para Rafael Elias, que não alcançou.
A segunda etapa começou da mesma forma, com o Fortaleza em cima. Logo no primeiro minuto, o Leão levou perigo com Lucero e Calebe. O Leão seguiu em cima, mas esbarrou nas escolhas ruins. Assim, o Cruzeiro segurava o jogo e torcia para encaixar um contra-ataque. E assim foi feito, aos 35, com Bruno Rodrigues.
Ainda na briga contra o rebaixamento, o Cruzeiro tem dois jogos-chave agora, afinal, recebe o Vasco na próxima quarta-feira (22) e visita o Goiás na segunda-feira (27). Assim, caso vença esses dois jogos, encaminha a permanência na Série A em 2024. Já o Fortaleza pode “definir” o Campeonato Brasileiro, afinal, agora encara Botafogo, Palmeiras e Bragantino, nos dias 23, 26 e 30, respectivamente.
FORTALEZA 0 X 1 CRUZEIRO
30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023
Data e horário: 18/11/2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi (Guilherme, aos 41’/2ºT) e Bruno Pacheco; José Welison (Pocchetino, aos 25’/2ºT) , Caio Alexandre (Lucas Crispim, aos 41’/2ºT) , Calebe (Thiago Galhardo, aos 23’/2ºT) e Yago Pikachu; Lucero e Machuca (Marinho, aos 32’/2ºT) Técnico: Juan Pablo Vojvoda
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas (Fernando Henrique,aos 40’/2ºT), Machado, Mateus Vital (Japa, aos 16’/2ºT) e Nikão (Matheus Pereira, aos 13’/2ºT ); Rafael Elias (Arthur Gomes – Intervalo) e Bruno Rodrigues (João Marcelo, aos 40’/2ºT) Técnico: Paulo Autuori
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Auxiliares: Bruno Raphael Alessandro (Fifa-GO) Alvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Gol: Bruno Rodrigues, aos 35’/2ºT (0-1)
Cartões amarelos: José Welison (FOR); Paulo Autuori (CRU)
Cartões vermelhos:
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br