Com forte presença de representantes do Distrito Federal, o Brasil estreou vencendo tanto no goalball feminino quanto no masculino na abertura da modalidade nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Chile. Ontem, as mulheres derrotaram a Argentina por 12 x 2. Já os rapazes bateram a Colômbia: 11 x 1. Atual tricampeão da competição (Lima 2019, Toronto 2015 e Guadalajara 2011), o time masculino volta à quadra hoje, às 15h15 (de Brasília), para enfrentar o México. A equipe feminina, ganhadora das últimas duas edições, folga amanhã e encara a Guatemala na segunda, também às 15h15.
Comanda pelo técnico candango Gabriel Goulart, do Capital CF, o destaque da vitória feminina foi a ala Daniele Longhini, que marcou seis gols. Carol Duarte e Moniza balançaram as redes duas vezes cada. As também brasilienses Kátia e Jéssica completaram o "game" favorável às brasileiras, que buscam no Parapan a classificação aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – apenas a campeã garante vaga, que o Brasil ainda não tem com as mulheres. Os rapazes estão classificados graças ao título mundial conquistado no ano passado, em Portugal.
"Foi uma boa estreia, conseguimos fazer o placar para vencer com grandes gols. Precisamos ter paciência para ir buscando os gols, o time delas é bem competitivo. Sinto toda a nossa equipe bem ajustada e preparada", comemorou Dani, de 22 anos.
Já na vitória do masculino, Paulinho, Emerson e o brasiliense André Dantas fizeram três gols cada. Fecharam a conta Parazinho e o também candango e astro mundial da modalidade Leomon Moreno: "É sempre importante começar com vitória. Vamos seguir firmes em busca do tetra", comentou Leomon, de 30 anos.
Importante frisar que o time masculino ainda conta com Mizael Castro, convocado como suplente, em caso de baixa entre os jogadores. O jogador treina no Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião e é mais um a defender o tricolor Capital DF.
Disputa
Os torneios de goalball no Chile são disputados no mesmo formato: oito países divididos em dois grupos. No feminino, Argentina, Brasil, Guatemala e México integram o Grupo C; Canadá, EUA, Chile e Peri, o Grupo D. No masculino, o Grupo A conta com Brasil, Colômbia, Chile e México; o Grupo B traz Canadá, EUA, Argentina e Venezuela. Nas quartas de final, primeiro e segundo colocados de cada chave enfrentam quarto e terceiro da outra, respectivamente.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br