Futebol

Nono título da Era Abel Ferreira tem temor de saída do Palmeiras

Campeão nacional pela segunda vez consecutiva, o português tem assédio cada vez mais forte no mercado, sobretudo pelos problemas nos bastidores

Mercado árabe volta a buscar o técnico português depois do bicampeonato brasileiro pelo Palmeiras, em 2023 -  (crédito: Cesar Greco/Palmeiras)
Mercado árabe volta a buscar o técnico português depois do bicampeonato brasileiro pelo Palmeiras, em 2023 - (crédito: Cesar Greco/Palmeiras)
postado em 07/12/2023 00:30

O domínio do Palmeiras nos últimos anos no cenário local e internacional se deve a um nome em especial. Abel Ferreira chega ao nono título com o clube paulista, o décimo na carreira, se acrescentada a Copa da Grécia, com o PAOK. Porém, apesar de fechar o ano com mais uma conquista relevante, empurrando a equipe ainda mais adiante na posição de maior campeão nacional, a temporada contou com altos e baixos.

No Brasileirão em questão, Abel prezou pelo "método de Guardiola", em referência à famosa frase do técnico espanhol sobre a atuação de um time na reta inicial e na final dos pontos corridos. O Palestra foi o último invicto a cair no campeonato, na 11ª rodada, contra o Bahia, em Salvador. Nos últimos 11 jogos, perdeu apenas para o Flamengo, por 3 x 0, no Maracanã, na jornada 33.

Entretanto, a preferência palmeirense no ano foi nas copas. Os problemas com falta de reposições no elenco e o calendário puxado não mantiveram o alviverde nos mata-matas. As quedas na Copa do Brasil e na Libertadores se somaram ao desgaste político com a presidente Leila Pereira, nas quais o comandante falou em cansaço pessoal em diversas oportunidades. "Estou cansado e de saco cheio de jogos seguidos. Marcam, desmarcam… Enfim… Estou cansado de chegar às 4h no CT, das viagens, de não saber se vou dormir em casa, das coletivas. Não quero isso para mim", relatou em entrevista em novembro.

"Foi o que nos fez em três anos ter muito cabelo branco, muitos exames feitos para entender o que se passa no coração. Períodos difíceis de saúde mesmo, não só física como mental. Resta pensar muito bem sobre o que quero. Futebol aqui não dá saúde a ninguém. Olhem para mim agora e olhem há três anos. Alguma coisa vai ter que mudar", disse em outra oportunidade. As queixas renderam, inclusive, um novo assédio de mercado feito pelo Al-Saad, do Catar, equipe já eliminada da Liga dos Campeões da Ásia. O contrato vigente de Abel com o Palmeiras se encerra em 2024.

Contra o Cruzeiro, o português chegou à marca de 246 jogos à frente da equipe. Em três temporadas, corresponde a uma média de 82 jogos por ano. Desde a chegada ao time da Barra Funda, em 4 de novembro de 2020, foram 1.128 dias: neste período, o Palestra foi a campo a cada 4,5 dias, em média.

Confira prateleira de troféus conquistados por Abel Ferreira no Palmeiras:

Campeonato Brasileiro: 2022 e 2023

Copa Libertadores: 2020 e 2021

Copa do Brasil: 2020

Campeonato Paulista: 2022 e 2023

Recopa Sul-Americana: 2022

Supercopa do Brasil: 2023

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->