vini jr

Conmebol admite erro do VAR ao não dar pênalti em Vini Jr.

Lance aconteceu já na reta final da primeira etapa

Lance aconteceu já na reta final da primeira etapa -  (crédito:  RAFAEL RIBEIRO/CBF)
Lance aconteceu já na reta final da primeira etapa - (crédito: RAFAEL RIBEIRO/CBF)

Nesta quarta-feira (3), a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou os áudios do VAR em análise do lance mais polêmico da partida entre Brasil e Colômbia, pela Copa América. Mais especificamente, a penalidade que não foi dada no lance envolvendo Daniel Muñoz e Vini Jr.

Em conteúdo de vídeo, a entidade que rege o futebol na América do Sul descreve o transcorrer da jogada onde o lateral-direito colombiano acerta a perna esquerda de Vinícius dentro da área. Na avaliação que frisa as condições privilegiadas do Árbitro de Vídeo rever o lance, se conclui que o VAR sustentou a decisão do árbitro Jesús Valenzuela “de maneira incorreta”.

“No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo”, concluiu a Conmebol.

Através do áudio presente no material, é possível ouvir que um dos oficiais que operam o Árbitro de Vídeo garante que Muñoz “belisca a bola” antes do reconhecido contato em Vini Jr. Desse modo, o pênalti não estaria caracterizado.

Com o resultado final de 1 a 1, a seleção colombiana avançou em primeiro, no Grupo D, e enfrenta o Panamá nas quartas de final. Por sua vez, a Seleção Brasileira terá, pela frente, o Uruguai. Caso os adversários da última terça avancem, haverá o reencontro na semifinal, já que estão do mesmo lado do chaveamento.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 03/07/2024 12:59
x