UnB

Quatro chapas concorrem à Reitoria da UnB; votação será on-line

A composição das chapas foi divulgada nesta terça-feira.

Correio Braziliense
postado em 28/07/2020 20:49
 (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) da Universidade de Brasília (UnB) divulgou, nesta terça-feira (28/7), as quatro chapas que concorrerão à Reitoria da UnB no mandato de 2020 a 2024. A votação ocorrerá em 25 e 26 de agosto e será feita, pela primeira vez, por meio de plataforma on-line, devido às medidas de isolamento social para combate ao coronavírus.

São quatro chapas na disputa. Entre os candidatos, concorre à reeleição a atual reitora Márcia Abrahão Moura, junto ao candidato a vice-reitor Enrique Huelva Unternbaumen, pela chapa "Somar". A chapa "Unifica UnB - seja plural" é composta por Virgílio Caixeta Arraes, candidato a reitor, e Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa, como candidata a vice-reitora. Jaime Martins de Santana concorre a reitor ao lado de Gilberto Lacerda dos Santos, com vice-reitor, pela chapa "UnB pode muito mais". Por fim, a chapa "Tempo de Florescer UnB" é composta por Maria Fátima de Sousa, candidata a reitora, e Elmira Luzia Melo Soares Simeão, candidata a vice-reitora.

As regras para a campanha foram divulgadas pela COC na última quinta-feira (23). A campanha deve ocorrer entre 29 de julho e 24 de agosto. Em caso de segundo turno, a campanha poderá seguir até 7 de setembro. Entre as medidas de divulgação das chapas, estão previstos o envio de sete e-mails aos integrantes da comunidade acadêmica em dias e horários pré-estabelecidos. Além disso, nenhum site institucional da unb poderá ser utilizado para campanha. Chapas que descumprirem as regras poderão ter a candidatura cassada.


A votação é apenas uma consulta informal à comunidade acadêmica, que inclui alunos, professores e funcionários e será feita pelo site. A indicação final é feita pelo Ministério da Educação, a partir de lista tríplice consolidada pelo Conselho Universitário (Consuni), que deve ser divulgada em 14 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação