DCE

DCE lança campanha para arrecadar equipamentos para alunos da UnB

A iniciativa da entidade estudantil tem por objetivo equipar alunos da Universidade de Brasília antes do início das aulas remotas em 17 de agosto

Mateus Salomão*
postado em 07/08/2020 20:49 / atualizado em 07/08/2020 21:28

Após pesquisa com estudantes, professores e funcionários, a Universidade de Brasília (UnB) descobriu-se que 6% dos alunos participantes do levantamento, feito on-line, não têm equipamentos eletrônicos além do celular, como notebooks ou tablets. Com o retorno das aulas marcado de modo remoto para 17 de agosto, a Diretoria de Desenvolvimento Social lançou edital de inclusão digital para ajudar alunos com dificuldade de acesso tecnológico. 

DCE da UnB inicia campanha de arrecadação de equipamentos e recursos para equipar alunos
(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE/UnB) iniciou também uma campanha própria que busca assegurar que nenhum aluno fique para trás. A Ação Estudantil de Solidariedade tem por meta recolher equipamentos eletrônicos como notebooks, tablets e smartphones por meio de doação. Além disso, são aceitas quantias por transferência bancária para aquisição de novos equipamentos e ajuda voluntária para o serviço de help desk (assistência remota a equipamentos eletrônicos).

Dar as mãos

A logomarca da campanha, com duas mãos que se unem, representa o espírito da campanha: ajudar os alunos mais vulneráveis. Esta não é a primeira vez que o DCE age com esse objetivo durante a pandemia. Esta é a segunda campanha do diretório para ajuda aos universitários.

Lucas Bragança, coordenador-geral do DCE
(foto: Mateus Salomão/Esp. CB/D.A Press)

Em março, o DCE deu início à campanha Nós por Nós — Contra o Coronavírus, que visava arrecadar alimentos para estudantes da UnB residentes na Casa do Estudante Universitário (CEU). A iniciativa alcançou a marca de 1.775 cestas básicas, que foram distribuídas não só na CEU, chegando a 18 regiões administrativas do DF. “Ultrapassou as fronteiras da UnB”, comemora o coordenador-geral do DCE, Lucas Bragança, 25 anos.

“Neste período de pandemia, fomos vendo que a comunidade acadêmica estava sofrendo em consequência do isolamento social e procuramos formas de ajudar”, afirma o aluno do 10º semestre de geografia.

Campanha de arrecadação busca ajudar alunos que não foram contemplados pelo edital de inclusão da UnB
(foto: DCE UnB / Reprodução)

Campanha de arrecadação

A nova ação do DCE, lançada na última terça-feira (4/8), segue na linha de assistência aos mais prejudicados pela pandemia. “A campanha vem de um movimento nacional para garantir que os estudantes sem equipamentos sejam equipados”, conta Lucas.

Ainda não há data para a distribuição dos dispositivos, mas já é possível doar e se inscrever como beneficiário da campanha. Tanto pessoas físicas quanto empresas podem ajudar.

A inscrição para ser beneficiado também está aberta para os alunos interessados. Segundo Lucas, o alvo da campanha são aqueles estudantes que não foram contemplados pelo edital de inclusão digital da UnB.

A ação ocorre em parceria com a Prefeitura da UnB na arrecadação e na distribuição dos equipamentos. O ponto de coleta será a Diretoria de Segurança (Diseg/UnB) e a Prefeitura da UnB atuará na logística da distribuição dos equipamentos pelo Distrito Federal.

Como contribuir?

Quero doar equipamentos:

Leve tablets e computadores à Diretoria de Segurança da UnB, na Prefeitura da universidade (PRC), perto do posto de gasolina. Endereço: câmpus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Área 1, CEP 70927-400, Asa Norte, Brasília – DF

Quero ser contemplado:

Preencha o formulário no link

Quero ajudar com dinheiro (para pessoas físicas e jurídicas):

Contribua por meio do link

 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação