Secretaria de Educação abre inscrições para ensino profissional, EJA e CILs

O período de matrículas começa em 8 de setembro. Há vagas disponíveis para formação de estudantes em todo o DF

EuEstudante
postado em 02/09/2020 13:51
 (foto: Dorohovich /Unsplash)
(foto: Dorohovich /Unsplash)

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está com inscrições abertas para vários cursos. Ensino Profissional, Centros de Línguas, Educação de Jovens e Adultos têm vagas para a formação de estudantes. Cada um deles tem períodos distintos para inscrições, e ainda especificações de concorrência às vagas. As inscrições são feitas gratuitamente por meio do site da Secretaria de Educação do DF.

Todas as aulas estão previstas para ocorrerem de forma remota e com apoio de materiais impressos, quando necessário. Essas unidades escolares, como todas as demais da rede pública de ensino estão com as aulas presenciais suspensas, e ainda sem nova data para retorno.

Confira abaixo cada um dos processos seletivos e os editais clicando neste link.


Escola de Música de Brasília


A Escola de Música de Brasília (EMB) irá abrir inscrições para os cursos técnicos para estudantes do ensino médio, e de formação continuada, para diferentes níveis de escolaridade. Os interessados têm de 8 até 17 de setembro para participar da seleção. As provas e entrevistas serão realizadas de maneira inteiramente virtual para todos os cursos e modalidades ofertadas nesta seleção da EMB. 

Ao todo, são 460 vagas para diversas áreas de atuação, incluindo processos fonográficos, documentação musical, canto, acordeom, bandolim, bateria, clarinete, contrabaixo, contrabaixo elétrico, fagote, flautas, guitarra, violão, violino e violoncelo, entre tantos outros. Para concorrer às vagas existentes, confira o edital com a lista completa dos cursos disponíveis e também as informações específicas de cada um deles.


Educação Profissional

As Escolas Técnicas de Ceilândia (ETC), de Planaltina (ETP), de Brasília (ETB-Taguatinga); Centro de Ensino Profissional Articulado do Guará (CEPAG); Centro de Educação Jovens e Adultos e Educação Profissional de Brasília (CEJAEP) e Centro Educacional 2 do Cruzeiro (CED 02 Cruzeiro) irão abrir inscrições para processos seletivos de diferentes cursos. Os interessados podem se candidatar a uma das vagas, a no período de inscrições de 8 a 17 de setembro. As vagas são para cursos técnicos, como: administração, informática, logística, registros e informação em saúde, secretaria escolar, entre outros.


Centros Interescolares de Línguas (CILs)

Os estudantes da rede pública interessados em concorrer a uma vaga nos Centro Interescolares de Línguas (CILs) poderão fazer as inscrições de 8 até 20 de setembro, exclusivamente pelo site da Secretaria de Educação. O processo seletivo será para as aulas do segundo semestre de 2020.

Para inscrição é preciso estar matriculado neste ano, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, ensino médico ou 2º e 3º segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As línguas oferecidas para o 2º semestre deste ano são inglês, francês, japonês e espanhol. Cada estudante poderá se inscrever em até quatro opções de unidades CILs e de língua estrangeira, conforme a oferta disponibilizada. Os estudantes somente poderão se inscrever no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem.


Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) 

Também estão disponíveis 40 vagas para os cursos de formação inicial e continuada, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cesas) da Asa Sul. A seleção começa em 8 de setembro e vai até 17 do mesmo mês. São oferecidos os cursos de operador de computador para o período noturno e de jardinagem para o vespertino. Serão reservadas 20% das vagas para candidatos com deficiência comprovada por laudo médico no ato da matrícula.


Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As inscrições da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública do DF ocorrerão de 8 a 20 de setembro. Os interessados em concorrer a uma vaga deverão se inscrever no site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) ou pela Central 156, opção 2.

A oferta é para o 1º e 2º segmentos, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e para o 3º segmento, equivalente ao ensino médio e também ao ensino técnico. As 14 regionais de ensino do DF oferecem todos os segmentos da EJA.

Os interessados que não tiverem como comprovar o nível de escolaridade no ato da matrícula, poderão fazer uma prova de classificação. Diante do resultado, o candidato será matriculado na série mais adequada ao nível de conhecimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação