Live

A jornalista Dad Squarisi participa de live na próxima segunda-feira

O encontro, que ocorre em parceria com a Livroteca Story Time, se propõe explicar a letra do Hino Nacional e é voltado não só para as crianças e os jovens, mas para toda a família

Mateus Salomão*
postado em 03/09/2020 18:40 / atualizado em 03/09/2020 22:25
Jornalista Dad Squarisi participa de live que propõe explicar a letra do Hino Nacional -  (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)
Jornalista Dad Squarisi participa de live que propõe explicar a letra do Hino Nacional - (foto: Nicolas Braga/Esp. CB/D.A Press)

Na próxima segunda-feira (7/9), dia em que se comemora a Independência do Brasil, a escritora e jornalista Dad Squarisi participará de uma live no instagram. O tema do evento é “Vamos desvendar o Hino Nacional?” e será transmitido às 11h horas pelo perfil da Livroteca Story Time. Além do bate-papo, haverá sorteio de brindes.

A livroteca já promoveu outras conversas on-line durante a pandemia com autores de livros infantis. Dessa vez, a escolha da editora da Opinião do Correio Braziliense para uma conversa em pleno Dia da Pátria se dá porque ela é autora do livro Nas entrelinhas do Hino Nacional. O título, que foi lançado em agosto de 2019, busca decifrar o Hino Nacional para crianças e, de quebra, também para os adultos.

 Jornalista e escritora Dad Squarisi participa de live com a proposta de desvendar o Hino Nacional
Jornalista e escritora Dad Squarisi participa de live com a proposta de desvendar o Hino Nacional (foto: Divulgação)

Entender tim-tim por tim-tim

“É um bate papo para entender o hino tim-tim por tim-tim”, pondera a convidada da live Dad Squarisi. Segundo ela, o fato de a letra do hino ter mais de um século exige um esforço de compreensão. Vocabulário pouco usado atualmente, linguagem figurada, ordem inversa e tantos outros recursos dificultam o entendimento de boa parte dos brasileiros.
Sendo o hino nacional patrimônio de todos, ela sugere que não só crianças assistam à live, mas todos que puderem.

Dad conta que a ideia para o livro Nas entrelinhas do Hino Nacional surgiu depois de publicar no Blog da Dad um texto em que analisava o hino verso por verso. Com a boa repercussão, foi convidada para escrever um livro infantil sobre o tema. Com a amiga Marcia Duailibe Forte, pós mãos à obra. O resultado é um livro leve, divertido e bem-ilustrado que decifra o nosso símbolo tim-tim por tim-tim.

Sobre a identificação do hino a este ou àquele partido, a este ou àquele governo, a este ou àquele grupos, não tem nada a ver. O hino é nacional, pertence à nação. “É legal entender o que nos representa. Amar aquilo que nos simboliza”, reforça Dad sobre a importância dos símbolos pátrios.

Capa do livro Nas entrelinhas do Hino Nacional, de Dad Squarisi, Marcia Dualibe
Capa do livro Nas entrelinhas do Hino Nacional, de Dad Squarisi, Marcia Dualibe (foto: Dad Squarisi)

Como assistir?

Para acompanhar a live, basta acessar às 11h de segunda-feira o perfil de instagram da Livroteca Story Time. Caso queira ser avisado de quando a live iniciar, siga a página e ative as notificações.


*Estagiário sob a supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação