Manifestação

Entidades estudantis convocam atos contra corte no orçamento de 2021

A mobilização é organizada pela UNE, a UBES e a ANPG e ocorrerá nesta quarta-feira (23). Em Brasília, a manifestação começará às 9h, na Esplanada dos Ministérios

EuEstudante
postado em 22/09/2020 18:52 / atualizado em 22/09/2020 20:44
Entidades estudantis convocam ato para esta quarta-feira (23/9) -  (crédito: Twitter / Reprodução)
Entidades estudantis convocam ato para esta quarta-feira (23/9) - (crédito: Twitter / Reprodução)

Estão marcadas para esta quarta-feira (23/9) manifestações estudantis por todo o Brasil contra os novos cortes da educação no orçamento. A ideia é reivindicar a aprovação de um orçamento justo para a educação em 2021. O ato foi convocado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos ( ANPG). Em Brasília, o concentração começa às 9h, na Esplanada dos Ministérios.


A mobilização decorre de discordância à proposta de orçamento do Governo Federal que pode fazer um corte de R$ 1,8 bi nas despesas discricionárias nas instituições federais de ensino. Tal ação poderá afetar a adaptação para o retorno das aulas presenciais e o Programa de Assistência Estudantil nas universidades e institutos federais. Na sexta-feira (18/9), a Andifes havia feito esse mesmo alerta.

 

Além disso, as entidades estudantis reivindicam o respeito à autonomia universitária e da nomeação de reitores e concursados. Também é pauta a instalação da Comissão Mista de Orçamento e uma Comissão-Geral no Parlamento brasileiro para discutir os recursos para a Educação para 2021.


Está marcado um “tuitaço” com a hashtag #SALVEAEDUCAÇÃO às 10h. Em sua conta no Twitter, A UNE está atualizando datas e horários de atos por todo o Brasil:

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação