Eu, Estudante

Educação

Aprenda a organizar a rotina de estudos em casa com o Cursinho da Poli

As atividades presenciais seguem suspensas em muitas escolas; veja algumas dicas para aumentar o rendimento do aprendizado mesmo com ensino remoto

Apesar de algumas instituições de ensino já estarem com as portas abertas fisicamente, muitos jovens continuam aprendendo pelo regime remoto. Para auxiliar esses estudantes, o Cursinho da Poli, com ajuda de especialistas, ensina como construir um cronograma para estudar em casa. São alguns passos simples a serem seguidos, mas que fazem uma grande diferença, confira.


Divida seu dia em três etapas: estudo, tempo com a família e lazer. É importante reservar entre quatro e seis horas para estudar, além de deixar bem estabelecido os horários das refeições. Os momentos com a família são essenciais para conversar e se distrair a fim de manter a saúde mental e reduzir estresse. Os estudantes precisam se sentir acolhidos no núcleo familiar. O lazer também é indispensável para o equilíbrio emocional, o tempo livre pode ser utilizado para jogar, assistir a filmes, pode incluir até mesmo sua série favorita no cronograma entre um exercício e outro.


A disciplina e o foco não podem ficar de fora. Se possível, o aluno deve organizar os horários como os da escola, mantendo os hábitos que já eram praticados antes da pandemia. É aconselhável estudar cada matéria por uma hora e realizar pausa de 10 minutos entre uma e outra. Se quiser escutar algo enquanto estuda, opte por músicas menos agitadas ou clássicos como Bach, Mozart, Beethoven, Vivaldi. Não se esqueça de ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas.


Além dessas dicas, o cursinho está disponibilizando gratuitamente uma série de vídeos no YouTube sobre carreira, trajetória de vida e também a respeito do vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest).