Educação

Com baixa adesão, alunos de Ensino Médio voltam às salas de aula

De acordo com o Sinepe-DF, dos 28 mil matriculados nessa etapa na rede privada, cerca de 9 mil retomar as atividades presenciais

Caroline Cintra
postado em 26/10/2020 09:54 / atualizado em 26/10/2020 09:54
 (crédito: Colégio Objetivo/Divulgação)
(crédito: Colégio Objetivo/Divulgação)

As turmas de Ensino Médio das escolas particulares do Distrito Federal retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (26/10). Esta é a terceira fase do cronograma definido em 24 de agosto de volta ao ensino presencial.

Dos 28 mil matriculados nessa etapa na rede privada, aproximandamente 9 mil (32,1%) devem retornar às atividades para encerrar o ano letivo em cerca de 60 colégios, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe- DF).

No Centro Educacional Sigma, na 912 Sul, os alunos chegaram cedo. Antes das 7h, vários deles já estavam na porta da unidade. A entrada é às 7h15. Ao todo, a escola tem 1,7 mil alunos no Ensino Médio. Porém, apenas 20% deve retornar presencialmente esta semana. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio da unidade, Gláucia Brito, estudantes do 2º e 3º ano são maioria no retorno. 

"Acredito que, ao longo da semana, os pais sintam mais segurança e mandem os filhos para a escola. Uma coisa é ouvir os outros falarem que a escola está seguindo os protocolos certos, outra coisa é eles presenciarem. Então, estamos confiantes que nos próximos dias mais alunos retornem", disse Gláucia. 

Estudante do 3º ano, Ana Luísa Pires, 18 anos, contou que estava ansiosa para voltar à escola e rever os amigos. O encontro foi bastante diferente, sem abraços, com apenas demonstrações de carinho a distância. "Estou me sentindo segura, está tudo afastado. Com os amigos está sendo só olho no olho e dando pulos de alegria. Já demos várias risadas. Já me sinto recompensada", afirmou a jovem.

 Calendário
A primeira etapa do cronograma de retomada das aulas presenciais começou em 21 de setembro, para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Na segunda-feira passada, retornaram os alunos do 6º ao 9º ano. Faculdades e universidades privadas mantêm as aulas remotas até dezembro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação