processo seletivo

Inep divulga edital para seleção de artistas visuais para o Saeb

A seleção é destinada a professores e artistas visuais interessados em ilustrar avaliações da educação básica. Inscrições começam próximo sábado (21)

EuEstudante
postado em 17/11/2020 15:49
 (crédito: Mimi Thian / Unsplash)
(crédito: Mimi Thian / Unsplash)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União da última segunda-feira (16/11) o edital para seleção de professores e artistas visuais interessados em criar imagens para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As inscrições poderão ser feitas de 21 de novembro a 8 de janeiro de 2021, pelo sistema do Banco Nacional de Itens (BNI).


Os selecionados serão responsáveis pela produção digital de imagens, histórias em quadrinhos, ilustrações, fotografias e demais artes digitais das questões que poderão compor as avaliações do nível educacional.


Conforme o edital, o candidato deve ser, obrigatoriamente, graduado em artes visuais, comunicação social, arquitetura, design ou áreas afins. É necessário ter disponibilidade e habilidade para elaboração de imagens digitais, além de ter conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet. Também é imprescindível ter habilidade específica em ilustração e/ou fotografia ou na produção de solução digital de questões visuais voltadas à educação básica.

Será feita uma classificação de acordo com a pontuação obtida nos requisitos obrigatórios e complementares, a partir da conferência dos documentos comprobatórios enviados pelo colaborador. A classificação tem a função de determinar a ordem em que os colaboradores selecionados serão convocados para as capacitações, conforme o perfil e as necessidades do Inep.

Vale lembrar que o candidato não pode ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Inep, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ou neles estar em exercício, exceto no caso de docentes do ensino superior.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação