PROCESSO SELETIVO

Sesi amplia até domingo o prazo de inscrição do concurso de bolsas

Sesi-DF mudou para domingo data-limite de cadastramento em concurso para concessão de bolsas de estudo. Serão 128 vagas destinadas a estudantes da 1ª série do novo ensino médio

Ana Clara Alves*
postado em 03/12/2020 06:00
 (crédito: Edson Ges/CB/D.A Press)
(crédito: Edson Ges/CB/D.A Press)

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) prorrogou, até domingo, o prazo das inscrições para concorrer a bolsas de estudos na 1ª série do novo ensino médio. A iniciativa tem foco em pessoas de baixa renda e oferece 128 vagas, no Gama, em Sobradinho e Taguatinga. Industriários e dependentes têm prioridade na matrícula, mas a comunidade também pode participar do processo seletivo. As inscrições estão disponíveis no site da instituição, onde é possível escolher a região administrativa de interesse. As aulas serão no turno vespertino, das 13h10 às 17h30.

Os estudantes selecionados terão direito à isenção da taxa de matrícula, de todas as mensalidades e aos livros didáticos. Uniforme escolar, materiais de uso individual, emissão da segunda via de documentos escolares, provas de segunda chamada, aulas de reforço, atividades extracurriculares, refeições e saídas para estudo, comemorações de eventos ou outras atividades complementares ao currículo da Rede Sesi-DF deverão ser pagos à parte.

Para participar, os candidatos devem estar cursando o 9º ano do ensino fundamental e ter, no mínimo, 15 anos completos até 31 de março de 2021 ou, no máximo, 16 anos no ato da matrícula. Além disso, os interessados devem preencher um formulário on-line e anexar os boletins com notas do 6º ao 8º ano ou o histórico escolar assinado e carimbado pelo colégio em que estiverem matriculados.

Também é necessária a emissão de declaração de baixa renda. O responsável pelo estudante precisa redigir o documento, manifestando enquadramento na situação social de baixa renda, ou apresentar documento que comprove a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Para os trabalhadores da indústria, é necessário anexar cópia da Carteira de Trabalho, que comprove vínculo com a empresa. Ao terminar o cadastro, uma mensagem aparecerá na tela para confirmar o processo.

Critérios

As notas serão necessárias para que a equipe da Rede Sesi-DF de Educação faça uma análise de desempenho dos estudantes nas disciplinas de português, matemática, história e geografia. O critério para distribuição das vagas prioriza industriários e dependentes que tenham média acima de sete pontos, somando os resultados das quatro matérias do 6º ao 9º ano. Caso sobrem, as vagas remanescentes ficarão para a comunidade, com a mesma regra de avaliação.

A classificação é decrescente, de acordo com o desempenho escolar, da maior para a menor média. O resultado estará disponível no site do Sesi e nos murais das unidades operacionais do serviço social, nas regiões administrativas para onde se destinam as vagas. A divulgação ocorre em 11 de dezembro, e não haverá ocorrerá por telefone.

Os critérios de desempate levam em conta, em primeiro lugar, a nota de português. Caso o empate persista, a vaga será para o candidato que tiver a maior nota em matemática. Por fim, o terceiro critério dará preferência para o estudante mais velho. Para a manutenção da gratuidade nos anos seguintes, o aluno deverá ter aprovação com média igual ou superior a sete em cada componente curricular. A bolsa pode ser cancelada caso haja apresentação de documentação falsa, em caso de reprovação ou aprovação com dependência, bem como se houver comportamento incompatível com o regimento escolar da escola.

As vagas destinam-se a estudantes interessados nos cursos de técnico em rede de computadores ou ciências da natureza e suas tecnologias, em Taguatinga; de matemática e suas tecnologias ou de técnico em eletrotécnica, no Gama; e de matemática e suas tecnologias ou ciências da natureza e suas tecnologias, em Sobradinho. A escolha deverá constar no formulário de inscrição e não poderá ser alterada. As matrículas ocorrem entre 14 e 18 de dezembro.

*Estagiária sob supervisão de Jéssica Eufrásio


Live discute novo ensino médio

O novo ensino médio é tema de live promovida hoje pelo Correio, como parte do projeto especial Escolha a escola do seu filho. Às 18h, Andreza Costa Sampaio de Lima, orientadora pedagógica do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional, falará sobre as mudanças nessa etapas de ensino, sobre preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seleções da Universidade de Brasília (UnB), entre outros assuntos. Acesse www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola2020, para se inscrever. A transmissão ocorrerá, também, pelas redes sociais do Correio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação