O exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) começa nesta terça-feira (8/12). A aplicação ocorrerá até a próxima sexta-feira (11/12), no Brasil e nos demais países em que o Celpe-Bras será aplicado. Com a proximidade das provas, é importante que os participantes estejam atentos aos documentos válidos para identificação.
Os horários e locais de aplicação das provas são estabelecidos pelos postos aplicadores, em cada país, de acordo com o edital do Celpe-Bras. Nos dias do exame, o participante deverá comparecer ao local nos horários estabelecidos, com antecedência mínima de 30 minutos do horário previsto para o início das provas. É proibida a entrada do participante que chegar ao local de prova após o horário estabelecido pelo posto aplicador.
Para fazer a prova, os inscritos devem apresentar passaporte ou documento de identificação original com foto, válido no país de execução do exame. Caso não seja possível utilizar a via original por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, o participante apenas poderá fazer as provas mediante registro de ocorrência expedido por órgão policial.
O participante que apresentar a via original do documento danificada, ilegível ou com fisionomia diferente, que não permita a completa identificação, também só poderá prestar as provas ao submeter-se à identificação especial.
Os inscritos deverão obedecer às regras de distanciamento, com atenção redobrada antes da abertura dos portões e da identificação, além da utilização de álcool em gel e de máscara, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade de uso.
É importante conferir a lista de postos que cancelaram a aplicação do exame em função da pandemia. Caso esteja inscrito em algum desses locais de prova, o participante deve procurar o posto para maiores informações
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza ainda o Cartão de Confirmação da Inscrição para o exame. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento pode ser acessado na página do Celpe-Bras.
O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o documento no dia de aplicação.