Na saída do Enem, estudantes comentam sobre a prova e enfrentam aglomeração

Alunos reclamam de aglomeração e fluxo grande de pessoas nos corredores e na saída da prova e comentam sobre as questões do exame

Correio Braziliense
postado em 17/01/2021 22:33 / atualizado em 18/01/2021 14:28
 (crédito: Renata Rusky)
(crédito: Renata Rusky)

Na tarde deste sábado (17/1), estudantes realizaram a primeira etapa da prova do Enem 2020. No DF, 113 mil pessoas se inscreveram para o certame. Ainda sem os dados de abstenção específicos da capital, as faltas não foram suficientes para evitar aglomerações. Na saída da prova, no Centro Universitário do Distrito Federal, o fluxo de pessoas saindo pelos portões ao mesmo tempo era alto. Além disso, muitas ficaram paradas em frente à universidade, aglomeradas.

Marina Godoy, 18, saiu da prova por volta das 18h30 desejando um banho. “Achei que tinha muita gente, muita muvuca”, conta. Ela relata que os corredores estavam cheios, mas a sala dela só tinha 15 pessoas, no entanto, só porque muitos faltaram. "Todas as carteiras tinham provas", afirma.

Matheus Conde Serra, 17, mora com duas pessoas que estão no grupo de risco e até considerou não participar do Enem 2020. “A circulação de pessoas é muito grande, minha sala só não estava cheia porque muitos faltaram, mas não podia perder a chance”, lamenta. Para se proteger, usou duas máscaras, uma em cima da outra, e um faceshield.

A prova

Matheus que quer estudar odontologia e fez o Enem pela primeira vez. Para ele, a prova é muito diferente das que ele estava mais acostumadas, que são as do PAS. “Achei menos objetivo. Tem que reler várias vezes as questões para entender o que elas querem”, avalia.

Já a estudante Fabiana Viana dos Santos, 19, que quer estudar enfermagem e fez a prova pela segunda vez a prova teve altos e baixos, como sempre, com algumas partes mais complicadas, outras menos. Mas concorda com Matheus em um ponto: “Precisa ler muito”.

Ela também considerou a prova de geografia bem extensa, em especial, comparada com a do ano passado. Segundo o professor da disciplina Robson Lucas, do colégio Sigma, a prova anterior havia deixado a desejar. “Foi mais polida, conteúdista, com muitos conceitos da ciência, uma prova de dificuldade média que exigia cuidado”, avalia.

Para Rodrigo Noronha, professor de redação do sistema COC by Pearson, a prova não foi complicada, nem trouxe textos que estabelecessem complexidade na leitura e elaboração das resposta. E nem mesmo a proposta temática da redação, "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", fugiu do que se esperava.

“Trouxe um tema corriqueiro, tendo em vista toda a complexidade do ano de 2020 em relação à pandemia, com questões que substanciaram causas de possíveis doenças mentais. O que me chamou atenção ali e isso pode gerar dúvida no aluno na composição dos argumentos é que o aluno não podia confundir doença mental com saúde mental e a coletânea trabalhou essa distinção”, afirma.

 

  • Marina Godoy saiu da prova do Enem 2020 querendo tomar banho para se livrar de qualquer vírus
    Marina Godoy saiu da prova do Enem 2020 querendo tomar banho para se livrar de qualquer vírus Foto: Renata Rusky
  • Matheus Conde Serra usou duas máscaras e uma faceshield para fazer o Enem 2020
    Matheus Conde Serra usou duas máscaras e uma faceshield para fazer o Enem 2020 Foto: Renata Rusky
  • Fabiana Viana notou que a prova de geografia estava maior que a do ano passado
    Fabiana Viana notou que a prova de geografia estava maior que a do ano passado Foto: Renata Rusky
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação