EDUCAÇÃO

No DF, 117 mil fazem a segunda etapa do Enem neste domingo

No último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio referente a 2020, estudantes terão cinco horas para responder a 45 questões de ciências da natureza e a 45 de matemática. Portões abrem às 11h30

Pedro Marra
postado em 23/01/2021 06:00
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Na véspera da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), participantes do Distrito Federal fazem as últimas revisões do que deve cair na prova de exatas, marcada para amanhã. A avaliação terá 90 questões — 45 de ciências da natureza e 45 de matemática. Os portões abrem às 11h30, fecham às 13h, e as provas têm início às 13h30. Mais de 117 mil pessoas do DF se inscreveram, das quais 113,2 mil optaram pela modalidade presencial.

Moradora do Sol Nascente, Isabella Venâncio, 17 anos, quer cursar matemática na Universidade de Brasília (UnB). Para este domingo, a jovem definiu uma estratégia específica: “Pretendo fazer as questões de matemática de nível fácil e médio. Depois, faço o mesmo com ciências na natureza. No tempo que restar de prova, vou focar nas questões mais difíceis. Foquei em estudar mais física e química, justamente pela dificuldade. Mas resolvi várias questões de matemática básica e interpretação, por serem assuntos que caem com muita frequência”, detalha.

Isabella começou a estudar para o Enem com mais dedicação após fazer as provas da edição de 2019, como teste. “No quesito conteúdo, escolhi estudar de acordo com meu emocional. O ano passado não foi fácil. Nos momentos em que minha produtividade estava maior, eu focava nas matérias em que tinha mais dificuldade, de acordo com as metas para o mês”, conta a jovem, que terminou o ensino médio em 2020. “Faltando duas semanas para a primeira prova, revisei todos os conteúdos. Reli os resumos, mapas mentais e explicava para mim mesma o que tinha entendido. Também assisti às aulas com resoluções de questões, o que me ajudou muito”, acrescenta.

Professor de biologia do Instituto Prime Educ, Henrique Barbosa afirma que os estudantes devem focar em conteúdos recorrentes, como citologia — estudo das células —, bioquímica, ecologia, evolução e genética. “Gosto bastante de mapas mentais e de reforçar a matéria com exercícios. Apesar dos nomes estranhos que a biologia traz, dessa forma, conseguimos aprimorar mais a captação do conteúdo pelos alunos”, observa o educador.

Henrique deu aula no curso preparatório gratuito #Aprova+, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com foco em jovens de baixa renda do DF. A iniciativa beneficiou cerca de 3 mil jovens, com 1,3 mil vagas para aulas presenciais, e as demais, para a versão on-line. “Foi bastante desafiador no começo. Confesso que apanhei um pouco, mas, com o tempo, vamos nos adaptando. Certamente, farei mais videoaulas, pois os benefícios são muitos”, pontua.

Revisão

As medidas de segurança sanitária para evitar a disseminação do novo coronavírus adotadas no primeiro dia de provas permanecem. Haverá número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes; os candidatos só podem fazer o Enem usando máscaras de proteção que tapem nariz e boca, sob pena de eliminação em caso de descumprimento; além disso, haverá álcool em gel disponível em todos os locais de aplicação do exame.

As informações sobre os locais, a data e o horário das provas, além do número de inscrição, ficam disponíveis na Página do Participante, pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quase 100 mil pessoas optaram por fazer o exame em formato digital. Nessa modalidade, elas respondem as questões pelo computador, em locais pré-definidos, e as máquinas usadas pelos candidatos não permitem acesso a programas ou à internet.

Víctor Magalhães, 18, concluiu o ensino médio no ano passado e vai fazer o Enem no Paranoá. Interessado em cursar economia na UnB, ele pretende resolver, primeiro, as questões de assuntos com que tenha mais afinidade, para não perder tempo de prova. “Tenho me preparando desde o início de 2020, fazendo cursinhos on-line. Reservo uma parte do meu dia para estudar, no máximo, três disciplinas. Para as matérias de exatas, faço bastantes exercícios. Começo pelos mais fáceis, para fixar bem o conteúdo, e vou progredindo para os mais difíceis”, diz o candidato.

Na véspera da prova, a professora de física Beatriz Mendes, do colégio Projeção, aconselha os participantes a reler os principais assuntos da disciplina, mas sem se pressionar para resolver questões de última hora em casa. “Faltando só um dia, não dá muitos frutos fazer exercícios. Mas, para esta etapa, seria interessante revisar conteúdos como energia, eletricidade e eletrodinâmica, que sempre têm caído no Enem. Dar uma lida nas fórmulas e nos conceitos de eletricidade e de ondas, além dos principais fenômenos ondulatórios — como a refração — também é válido”, recomenda. Para as horas que antecedem o exame, Beatriz orienta aos candidatos confiar no que estudaram. “Chegar cedo também é importante para manter a calma”, ressalta a educadora.

Suspeita ou confirmação de covid-19

Caso um inscrito tenha sido diagnosticado com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa e não possa participar, o prazo para pedir a reaplicação da prova deste domingo termina hoje, ao meio-dia. As novas datas ficam marcadas para 23 e 24 de fevereiro. A solicitação do adiamento ocorre pela Página do Participante, no site do Inep. Os candidatos que apresentarem sintomas na véspera do Enem — após as 12h — ou no dia do exame não deverão comparecer aos locais de prova. Nesses casos, de 25 a 29 de janeiro, será possível solicitar nova data para fazer a prova, desde que apresentada documentação comprobatória.

O que não é permitido

Saiba quais são os itens proibidos durante a prova:

» Lápis
» Tablet
» Armas
» Bonés
» Régua
» Relógios
» Chapéus
» Lapiseira
» Borracha
» Pen drive
» Calculadora
» Óculos escuros
» Fone de ouvido
» Agenda eletrônica
» Livros ou manuais
» Folhas ou bloco para rascunho
» Máscara que não cubra nariz e boca
» Caneta com material não transparente ou com tinta que não seja de cor preta

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação