Educação

Enem digital começa neste domingo; veja o cronograma

Inep disponibilizou computadores para mais de 93 mil inscritos em todo o país. No DF, 3.764 estudantes farão o exame. A prova deste domingo terá questões de linguagens, ciências humanas e redação, que deverá ser feita à mão

Luana Patriolino
postado em 30/01/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Em Brasília, 3.764 candidatos vão participar da estreia da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, no Brasil, mais de 93,2 mil pessoas se inscreveram. O primeiro dia de prova é amanhã e o segundo será em 7 de fevereiro. A aplicação ocorre em 104 cidades brasileiras. Nos últimos dias 24 e 17, estudantes fizeram as provas impressas.

Apesar do nome, esse não é um exame remoto. Os alunos terão de ir até o local determinado para a prova e responder às questões em um computador preparado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação, no entanto, será manuscrita.

Neste domingo, os participantes resolverão 45 questões de linguagens e códigos e 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escreverão uma redação, à mão, com caneta preta fabricada em material transparente.

O estudante Thiago Alves, 22 anos, morador de Ceilândia, vai fazer o Enem digital. O objetivo é cursar engenharia elétrica. Ele participou das quatro edições anteriores e achou o novo método prático. “Resolvi experimentar. Tenho afinidade com o computador e boa leitura em telas. Acho que pode me ajudar na prova”, afirma. Ele conta estar ansioso para a prova. “Tenho grandes expectativas. Espero me sair bem e estou curioso para saber como será essa versão do Enem”, diz.

Quem vai fazer a prova deve se sentir confortável, preparado e inteiro para dar o melhor de si. Estudar é fundamental, mas a professora de sociologia da redepúblia de ensino do DF Letícia Sousa ressalta que ter calma é importante para se sair bem na prova. “É sempre bom começar pelas questões que se tem mais afinidade na área. Exemplo: se você manda melhor em história, procure essas questões e deixe as que não sabe para o final, porque você está mais cansado”, aponta.

O médico psiquiatra Alisson Marques explica como o corpo reage diante de tanta pressão. “Toda vez que estamos em uma situação de vulnerabilidade, que nos sentimos ameaçados, o nosso cérebro ativa um sistema de fuga que pode gerar taquicardia, falta de ar, suor, dores de cabeça, pensamento ruminante. Todos esses sintomas são de ansiedade. Então, é bastante importante tentar se manter tranquilo”, ressalta.

Pandemia

A pandemia requer uma série de cuidados para evitar o contágio do novo coronavírus. É importante evitar aglomerações, reforçar o uso do álcool em gel e permanecer sempre de máscara de proteção. Outros cuidados essenciais para o exame são: levar todo material necessário de casa e evitar tocar superfícies quando não houver necessidade.

“As salas de provas devem, idealmente, ter ventilação natural. As carteiras precisam ficar a uma distância de dois metros umas das outras, e o distanciamento social deve ser respeitado nos ambientes fora das salas”, frisa a médica infectologista Magali Meirelles. “As pessoas que estejam apresentando sinais e sintomas suspeitos de covid-19 (febre, tosse, dor no corpo, coriza, dor de garganta, por exemplo), não devem comparecer para realizar a prova. Os aplicadores das provas devem ser treinados para reconhecer eventuais candidatos que estejam apresentando sintomas sugestivos da doença, para isolamento imediato”, conclui Meirelles.

PAS é adiado

A Universidade de Brasília (UnB) adiou, para 20 e 27 de junho, a aplicação das etapas 1 e 2 do exame do Programa de Avaliação Seriada (PAS), respectivamente. A instituição prorrogou as inscrições para a modalidade até 26 de fevereiro. A decisão foi tomada devido ao grave cenário de covid-19 no Brasil e no DF. As provas dessas duas etapas ocorreriam em 13 e 21 de março. A avaliação da etapa 3, que ocorre somente no DF, está mantida para 7 de março.

Cronograma

31/1: primeiro dia do Enem digital.
7/2: segundo dia do Enem digital.
23/2: primeiro dia do Enem PPL e reaplicação.
24/2: segundo dia do Enem PPL e reaplicação.
29/3: resultado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação