EDUCAÇÃO

Confirmação de matrícula digital na rede pública começa nesta terça

Pela primeira vez, confirmação de vaga para novatos na rede pública de ensino do DF será feita em plataforma digital. Participantes deverão digitalizar documentos para confirmar vaga

Correio Braziliense
postado em 01/02/2021 19:20 / atualizado em 01/02/2021 21:28
Para aqueles que não têm acesso à internet ou estiverem com dificuldades, será possível agendar a confirmação com as unidades escolares  -  (crédito: Divulgação/Secretaria de Educação)
Para aqueles que não têm acesso à internet ou estiverem com dificuldades, será possível agendar a confirmação com as unidades escolares - (crédito: Divulgação/Secretaria de Educação)

A confirmação da vaga para os novatos na rede pública de ensino do Distrito Federal poderá ser feita a partir desta terça-feira (2/2) até a próxima terça (9/2). Pela primeira vez, os estudantes vão aceitar os locais designados para o ano letivo por meio de plataforma digital. 

Os estudante deverão digitalizar os documentos e enviar em um campo específico no site da Secretaria de Educação. Veja abaixo a lista com os dados necessários para a confirmação on-line.

A vaga precisa ser confirmada por todos os 31.092 novos estudantes do ensino regular que se inscreveram para ingressar na rede pública de ensino no ano letivo de 2021. Os inscritos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os veteranos que pediram para mudar de escola também precisam confirmar a vaga.

"Os pais e responsáveis que estiverem com dificuldades ou não tenham acesso à internet podem procurar a escola, por telefone ou e-mail, e fazer o agendamento para a efetivação da matrícula. As unidades escolares devem criar estratégias para esse atendimento, de acordo com os horários de funcionamento, para evitar aglomerações" , explica o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Ernany Santos de Almeida.

Após o início das aulas, em 8 de março, os pais ou responsáveis serão chamados, um por vez, à escola para levar os documentos originais. Segundo a Secretaria de Educação, a medida de segurança busca prevenir fraudes. Haverá escala definida em cada unidade para evitar aglomerações nas secretarias das escolas.

Acesso

O processo de confirmação da vaga é simples. Basta acessar o link e inserir os dados solicitados, sem utilizar acentuação nos campos a serem preenchidos. A documentação deve ser digitalizada e enviada nos seguintes formatos: jpeg, jpg, png, bmp, gif ou pdf.

Confira a relação de documentos para a confirmação on-line da vaga:

  • Certidão de Nascimento ou documento oficial com foto e CPF do estudante;
  • Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação e CPF do pai, mãe ou responsável;
  • Declaração provisória de matrícula ou histórico escolar;
  • Comprovante de residência ou de local de trabalho dos pais ou responsável.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação