EDUCAÇÃO

Etapas 1 e 2 do PAS têm inscrições abertas até sexta-feira (26/2)

Inscrições foram adiadas por medidas de segurança por conta da covid-19, para reforçar os cuidados sanitários, tanto no DF quanto nas outras oito cidades de aplicação das avaliações

Ana Isabel Mansur
postado em 22/02/2021 06:44 / atualizado em 22/02/2021 06:45
 (crédito:                                      Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) — etapas 1 e 2 — da Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas até sexta-feira. Para aplicar, é
necessário acessar o portal do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/pas/subprogramas), banca contratada para a execução das provas. Os editais estão disponíveis na página.

Inicialmente disponíveis até 29 de janeiro, as inscrições para as duas primeiras etapas foram adiadas por medidas de segurança por conta da covid-19, para reforçar os cuidados sanitários, tanto no DF quanto nas outras oito cidades de aplicação das avaliações. A data de execução das provas das duas etapas também foi adiada para 20 de junho (PAS 2) e 27 de junho (PAS 1). Antes, as avaliações seriam feitas em março.

Tanto o período de inscrições quanto a data da prova do PAS 3 foram mantidas. As provas da etapa, que ocorrem apenas no DF, serão em 7 de março. O registro encerrou-se em 29 de janeiro. O edital, bem como o cronograma e os objetos de avaliação, estão disponíveis na página do Cebraspe.

Decisão

De acordo com a UnB, a decisão foi tomada após análise do cenário epidemiológico no Distrito Federal e no Brasil, uma vez que há aumento dos índices de contágio pelo novo coronavírus em muitas localidades.

A universidade reforça, no entanto, que o adiamento das provas das etapas 1 e 2 não representa prejuízo aos candidatos, uma vez que o desempenho não será utilizado para ingresso na UnB no ano letivo de 2021. O mesmo não é válido
para a etapa 3. Os aprovados no PAS, que representam 50% dos ingressos anuais da UnB, precisam se matricular para o primeiro e segundo semestres letivos na instituição. Portanto, precisam que as provas ocorram em tempo hábil.

O segundo semestre letivo de 2020 começou em 1° de fevereiro, de maneira 100% remota. Ainda não há previsão de início para o primeiro período de 2021.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação