idiomas

Demanda por aulas de ucraniano crescem 465% no planeta

Desde o início do conflito entre Ucrânia e Rússia, o idioma saltou 10 posições no ranking global e assume 21ª posição

EuEstudante
postado em 11/03/2022 18:32
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

A tensão política entre Ucrânia e Rússia prossegue em alta. Por conta disso, muitas pessoas começaram a demonstrar interesse em aprender mais sobre ambos os países, sobretudo os idiomas. No Duolingo, app de aprendizado de idiomas mais baixado no mundo, o aumento de alunos de ucraniano foi da ordem de 465% desde o início do conflito, fazendo com que a escolha pela língua subisse 10 posições e assumisse a 21ª no ranking global de idiomas mais populares da plataforma. No Brasil, antes do início do conflito, o ucraniano era o 31º idioma mais estudado na plataforma, e agora está na 14ª posição.

Os países com maior número de estudantes de ucraniano são os Estados Unidos (país que mais demonstrou apoio à Ucrânia desde o início da tensão com a Rússia) e a Polônia, que recebe atualmente um dos maiores fluxos de refugiados ucranianos e que mais presta auxílio aos mesmos. Na Polônia, houve um aumento de 1.838% no número de estudantes de ucraniano, o que fez com que o idioma passasse da 5ª para a 2ª colocação no ranking. 

Contudo, embora a tendência global seja de aumento no número de estudantes da língua, na própria Ucrânia o número de estudantes diminuiu em função do alto índice de refugiados.

Muitas empresas e organizações decidiram tomar algumas medidas para se solidarizar com os ucranianos. O Duolingo faz parte desse grupo e, além de disponibilizar gratuitamente o idioma no app, está oferecendo isenções de taxas do Duolingo English Test (DET), por meio de programas de bolsas de estudo na Ucrânia.

A plataforma também postou links de organizações que estão trabalhando para ajudar o país em suas redes sociais. Além disso, manteve a sequência das lições dos estudantes da Ucrânia, para que eles não percam sua evolução nos estudos de idiomas.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação