PROTESTO

Estudantes protestam contra agressão a rapaz negro na PUC Minas

Vídeo postado por estudantes nas redes sociais mostram seguranças imobilizando rapaz negro; alunos denunciam excesso de força e agressão

Bel Ferraz - Estado de Minas
postado em 12/04/2022 10:02 / atualizado em 12/04/2022 10:04
 (crédito: Redes Sociais/Reprodução)
(crédito: Redes Sociais/Reprodução)

Estudantes da PUC Minas se mobilizaram e realizaram um protesto contra uma abordagem da equipe de segurança da universidade na noite dessa segunda-feira (11/04), no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, na Região Noroeste de Belo Horizonte.

No protesto, os estudantes acusaram a universidade de racismo e pediram um posicionamento oficial da reitoria. Pelas redes sociais, alunos compartilharam vídeos que mostram os seguranças, uniformizados, agindo contra um jovem negro, suspeito de cometer furtos no local.

 

Um dos seguranças foi identificado como o supervisor do setor da PUC Minas. Ele imobilizou o suspeito, segurando o braço dele para trás, exercendo pressão com um dos joelhos nas costas do jovem.

Segundo o boletim de ocorrência, o rapaz cortou vários objetos retirados das mangueiras de hidrantes da universidade. O suspeito também estava com um estilete e usaria os produtos furtados como mercadoria para revenda em um ferro-velho.

A Polícia Militar foi acionada e os seguranças da universidade disseram que perceberam a atitude suspeita do rapaz e foram atrás dele.

No protesto, os estudantes pedem uma punição para os seguranças envolvidos, um treinamento com ação mais humana, sem agressões, e um posicionamento oficial da reitoria.

A universidade ainda não se manifestou sobre o assunto.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação