Eu, Estudante

VIRAL

Reação de mãe ao saber que filha passou em 1º lugar na UnB viraliza

Ao chegar do trabalho, Maria Aparecida foi surpreendida pela filha com a notícia que, as duas, tanto sonharam

O sonho de cursar o ensino superior em uma universidade federal se realizou para a família de Maria Lívia, 17 anos. A jovem passou em primeiro lugar no curso de engenharia ambiental da Universidade de Brasília (UnB), pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Ao saber da aprovação, a mais nova universitária surpreendeu a mãe com a notícia que as duas tanto esperaram e o irmão, Luiz Mateus, registrou o momento.

Ao chegar do trabalho, Maria Aparecida, mãe de Maria Júlia, entrou em casa e viu os filhos sentados no sofá da sala, com um sorriso no rosto. Júlia não aguentou o suspense e logo revelou: “Passei na UnB. Primeiro lugar”. “O que? Verdade? Primeiro?”, perguntou Aparecida, sem acreditar.

A professora de educação infantil não conteve a felicidade e deixou as lágrimas escorrerem pelo rosto. “Eu já vim ali em oração [...] Mateus, ela passou em primeiro lugar?”, indagou Aparecida ao filho mais velho. Nesse momento, as Marias se abraçam, emocionadas. “Conseguimos, cara”, comemora a mãe.

No Twitter, Lívia contou um pouco da trajetória até conseguir a tão sonhada aprovação na UnB. “Nunca paguei para estudar. Fiz meu [ensino] fundamental no polivalente [colégio público] e consegui uma bolsa integral pro ensino médio. meus pais não têm faculdade, um avô meu era pescador e o outro, saiu do sertão do ceará para tentar uma vida melhor. A alegria foi a mesma quando meu irmão passou [na UnB]”, relatou.

“Maria Lívia tá na UnB e eu choro sempre que vejo a reação da minha mãe. Que orgulho que eu tenho de ser seu irmão e de ter acompanhado toda a sua trajetória de pertinho. Sucesso e seja muito feliz!”, escreveu Mateus na publicação que fez nas redes sociais, mostrando a reação da mãe.

O vídeo viralizou na web e também emocionou os internautas, que se alegraram com a cena. “Meu coração tá quentinho”, escreveu uma usuária do instagram. “Temos uma famosa no nosso curso”, celebrou uma veterana de engenharia ambiental na UnB.

Saiba Mais

Repercussão

As felicitações vieram também de personalidades conhecidas nacionalmente. O ex-presidente Lula respondeu uma publicação de Maria Lívia no Twitter. “Parabéns!”, escreveu.

Gil do Vigor, ex-BBB e defensor ferrenho da educação pública, também comemorou a conquista da jovem. “Amém”, disse ele nos comentários do vídeo.

O perfil oficial da UnB nas redes sociais também postou o vídeo. “A UnB sorri, chora e vibra com cada Maria Lívia que chega até aqui. Em nome de vocês, Maria Lívia e dona Maria Aparecida, a Universidade de Brasília celebra e acolhe todas as calouras e os calouros que, agora, fazem parte destes 60 anos de história. Parabéns, galera!”, felicitou.