Pandemia

Professores somam 43% de casos de covid-19 em escolas públicas do DF

Levantamento da Secretaria de Saúde do DF obtido pelo Correio mostra que, dos 223 casos de covid-19, 95 (43%) são de professores que estão em sala de aula e 64 (29%) de estudantes

Pedro Marra
postado em 02/06/2022 16:09 / atualizado em 03/06/2022 12:11
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O aumento de casos de covid-19 no Distrito Federal tem sido uma realidade também em escolas públicas. Um levantamento da Secretaria de Saúde do DF, obtido com exclusividade pelo Correio, mostra que dos 223 casos da doença, 95 (43%) são de professores em sala de aula e 64 (29%) de estudantes. Os números foram colhidos de 1º a 31 de maio deste ano.

 

No período citado acima, a pasta divulgou que 65% são de mulheres e 34% de homens na comunidade escolar. Entre os 223 diagnósticos positivos do período, 19 profissionais da equipe gestora (9%) também se infectaram, assim como 14 professores de outra atividade (6%).

Há também outros números, mas não menos importantes. No período citado acima, seis coordenadores pedagógicos foram diagnosticados com covid-19. Cinco educadores sociais voluntários também se infectaram, além de quatro monitores, três secretários escolares, três funcionários de limpeza, dois do apoio administrativo e dois porteiros.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação informa que continua com os protocolos e toda rede de apoio por meio dos interlocutores centrais, regionais e das unidades escolares. 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) conta com força-tarefa, que inclui a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), para avaliar se as medidas para todos os locais devem ser tomadas diante do aumento no número de casos. “Essa avaliação diz respeito não só a escolas, mas a todas as situações em que se aplique”, traz o texto.

Casos em escolas particulares

Nas escolas particulares, o aumento chega a 56 casos de professores infectados. Algumas escolas foram fechadas ou tiveram aulas suspensas. Pelo menos três escolas particulares, Leonardo da Vinci na unidade do Plano Piloto, Escola das Nações no Gama e a Rede de Ensino Certo de Taguatinga Sul tiveram aulas presenciais suspensas devido ao novo aumento de casos de covid-19 entre professores e estudantes.

O presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinproep), Trajano Jardim, diz que o sindicato é “pressionado por donos de escolas e professores para afrouxar as medidas de segurança em escolas da rede privada”.

De acordo com dados repassados pela Vigilância Sanitária, 518 estudantes das escolas particulares foram diagnosticados com os sintomas da covid-19. Trajano Jardim afirma que o sindicato “não tem conhecimento sobre esses dados e que nenhuma informação foi repassada”.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação