EDUCAÇÃO

Inep divulga gabaritos da prova objetiva do Encceja 2022

Ao todo, 547 mil pessoas participaram do exame em busca da certificação no ensino fundamental e médio

Correio Braziliense
postado em 13/09/2022 10:22 / atualizado em 13/09/2022 10:25
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos da prova objetiva do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Os documentos foram publicados na segunda-feira (12/9) e estão organizados por área de conhecimento.
A aplicação do Encceja 2022 ocorreu em 28 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 547 mil pessoas participaram do exame em busca da certificação no ensino fundamental e médio.

Aqueles que buscam a certificação para o ensino fundamental responderam questões sobre ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia. A redação abordou o tema O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil.

Já os interessados em receber a certificação para o ensino médio fizeram provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação foi Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente.

Resultado

Conforme previsto no edital do Encceja 2022, o participante poderá ter acesso aos resultados individuais no exame por meio do Sistema Encceja, em data a ser divulgada posteriormente pelo Inep.

A participação no Encceja é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Instituto, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.

Confira aqui os gabaritos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação