Eu, Estudante

ATUALIZAÇÃO

Aumento de 40%: CNPq publica reajuste de valores de bolsas de pesquisa

A medida saiu no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23/2). As bolsas estavam congeladas desde 2013. Na semana passada, o presidente Lula anunciou que Governo Federal atualizaria o valor

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou, no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (23/2), a tabela de reajustes referentes aos valores das bolsas de formação e pesquisa. A portaria, assinada pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, concretiza a atualização de 40% de aumento na remuneração para acadêmicos remunerados pelo conselho científico.

Esse reajuste havia sido anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na semana passada. O valor das bolsas estava congelado desde 2013. Segundo a portaria, as remunerações do CNPq atualizadas passaram a valer desde 1º de fevereiro deste ano.

O aumento das bolsas será de 40% para os alunos do mestrado e doutorado, de 25% para os pós-doutorandos, de 75% para a iniciação científica e de 200% para a iniciação científica junior. Além dos valores das bolsas, serão reajustadas as taxas de bancada para alunos de cursos de doutorado e pós-doutores e os adicionais de bancada das bolsas de Produtividade do CNPq, ambos em 20%. 

Os reajustes implicam aporte de R$ 2,38 bilhões em recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Confira a tabela reajustada:

 

Reprodução/Diário Oficial da União - Governo reajuste valores de bolsas do CNPq

 

Reprodução/Diário Oficial da União - Governo reajuste valores de bolsas do CNPq
 

Reprodução/Diário Oficial da União - Governo reajuste valores de bolsas do CNPq

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!