Dia do Livro

Escola cria Clube do Livro para incentivar hábito da leitura

A iniciativa foi idealizada pelos próprios estudantes, com a ajuda da professora de redação do ensino médio. Atualmente, as reuniões estão sendo realizadas on-line

Isabella Almeida*
postado em 07/10/2020 19:39 / atualizado em 07/10/2020 22:36
 (crédito: Divulgação Colégio Sigma )
(crédito: Divulgação Colégio Sigma )

Na próxima segunda-feira é celebrado o Dia do Livro. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, o índice de leitura diminuiu 4% entre 2015 e 2019 no Brasil. Considera-se como leitores pessoas que leem ao menos um livro completo, ou em parte, a cada três meses. O levantamento feito entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 mostra que somente 50% da população do Distrito Federal é leitora. Na contramão dos dados desanimadores, o Colégio Sigma proporciona aos alunos uma experiência inovadora em leitura, o Clube do Livro.

A professora de redação do ensino médio, Sarah Benites, 30 anos, conta que ao entrar em sala sempre comentava sobre os livros lidos por ela a fim de despertar interesse nos alunos. No fim de 2019 Sarah falou para os alunos do 1º ano do ensino médio sobre um Clube do Livro, do qual participava com amigos. Os jovens demonstraram curiosidade e entusiasmo e, assim, surgiu a ideia de montar um clube no próprio colégio. 

Em decorrência da pandemia, as reuniões passaram a ser realizadas no Google Meet.“A gente se encontra, decidimos em conjunto as leituras que vamos fazer em cada mês, porque os encontros são mensais. Escolhemos em conjunto e já determinamos as datas”, explicou a professora sobre o cronograma. 

Sarah afirma que é muito gratificante ver o interesse dos alunos nos debates baseados nos livros: “Para mim, é incrível saber que eles têm o hábito de leitura e como a leitura pode ser feita em conjunto”. O sucesso foi tão grande que, agora, são duas turmas do Clube do Livro, uma do 1º ano e, outra, do 2º ano do ensino médio; Cada uma é composta por, aproximadamente, oito jovens.

A opinião dos estudantes

A aluna do 2º ano Giulia Matos,16 anos, revela que participa do Clube desde 2019. Ela afirma que, apesar da quarentena ter interferido em alguns planos da iniciativa, não foi complicado se adaptar ao modelo virtual de reunião “Foi bem fácil se adaptar, é basicamente a mesma coisa, porém cada um em sua casa e se comunicando por meio de videochamadas”, disse a jovem. Giulia disse que os encontros se tornam ainda mais interessantes quando o livro promove reflexões e análises que podem ser aplicadas na atualidade. A estudante deixa uma dica para os leitores de plantão: “todos deveriam participar de um clube do livro se tiverem oportunidade.”

Sophia Araújo,15, começou a participar dos encontros em julho, quando as reuniões ocorriam de forma remota. Sophia conta que os debates mediados pela professora são ótimos. As conversas também contribuem para que os estudantes se conheçam melhor: “O ponto é falar sobre o livro, porém sempre acabamos nos conhecendo melhor (...) no processo”, afirma a jovem.  A aluna do 1º ano do ensino médio vê a iniciativa como algo importante e positivo: “Tem ajudado alunos que não tinham hábitos de leitura a criar um e sair da zona de conforto, explorando novos gêneros literários”. A estudante agradece à professora Sarah Benites pelo belo trabalho realizado no Clube do Livro. 


 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação