Vai até esta quarta-feira (21/10) a votação popular a que concorre o livro La Constitucionalización Simbólica (A constitucionalização simbólica, em português) do professor de direito da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo da Costa Pinto Neves. O concurso é promovido pela Universidade do Texas em Austin, localizada nos EUA. O pleito ocorre on-line e quem quiser votar deve acessar o site. A premiação busca escolher o livro mais importante de constitucionalismo moderno, uma corrente que surgiu no século XIII e que defende a limitação dos poderes do Estado com o uso da magna carta.
A votação está nas quartas de final e reúne aqueles que venceram a terceira rodada de votação. Nesta etapa, quem for votar deve escolher quatro nomes e submeter o voto. O livro em que o professor desenvolve a teoria da função simbólica da política e do direito concorre com o do autor Roberto Gargarella. Em Latin American Constitutionalism, Gargarella faz um apanhado histórico e analisa o constitucionalismo na América Latina. Além da obra de Marcelo da Costa La Constitucionalización Simbólica, concorrem outras sete. Confira a lista completa:
- Latin American Constitutionalism, de Roberto Gargarella
- On revolution, Hannah Arendt
- The Concept of law, H. L. A. Hart
- A THeory of Justice, John Rawls
- Pure Theory of law, Hans Kelsen
- General Theory of law, Hans Kelsen
- La garantía jurisdiccional de la Constituición, Hans Kelsen
No fim de 2019, o professor Marcelo da Costa foi o primeiro brasileiro, na área de direito, a ser condecorado com o prêmio anual de pesquisa Humboldt da Fundação Alexander von Humboldt, o mais importante prêmio da ciência alemã. Junto à honraria da universidade, o docente recebeu 60 mil euros para passar até um ano desenvolvendo uma pesquisa na Alemanha. Marcelo está no país atualmente em estada de pesquisa decorrente do prêmio e permanece até fevereiro de 2021 onde desenvolve o trabalho sobre transdemocracia.