Artistas Femininas

Museu de Arte Moderna de São Paulo promove curso de história da arte

Capacitação on-line será em novembro e é dividida em quatro aulas com histórias de artistas e colecionadoras mulheres inseridas em diferentes contextos

EuEstudante
postado em 23/10/2020 18:42
 (crédito: Meruka, 2007, Arissana Pataxó)
(crédito: Meruka, 2007, Arissana Pataxó)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, sociedade civil de interesse público localizado no Parque Ibirapuera, oferta a partir de novembro o curso on-line Arte por elas via plataforma de videoconferência. Ao todo, serão oferecidas quatro aulas sobre a produção e atuação de artistas e colecionadoras mulheres em contextos históricos, sociais, políticos e econômicos distintos.

Cada encontro será ministrado por uma professora pesquisadora na área da história da arte feminina. O curso tem duração de cerca de um mês, com aulas uma vez por semana, às terças-feiras, das 20h às 21h30. Também é possível adquirir aulas avulsas por R$ 100.

Para mais informações, acesse o site do museu e confira todas as possibilidades de pagamento. O curso completo fica por R$ 380 em até 3 parcelas.

Confira a programação do curso


Aula 1 – 10 de novembro

No primeiro encontro, a professora Regina Teixeira doutora em estética e história da arte pela Universidade de São Paulo, fala sobre os feitos das promotoras culturais Olívia e Yolanda Penteado na história da arte moderna do Brasil. Olívia Guedes Penteado, também conhecida como a Dama do modernismo brasileiro, esteve à frente de inúmeros eventos para divulgar e promover a arte moderna em São Paulo, dos anos 1920 até sua morte, em 1934. Yolanda, sobrinha de Olívia, contribuiu para a implantação das Bienais de São Paulo e foi responsável pelo sucesso das primeiras edições, na década de 1950.


Aula 2 – 17 de novembro

A segunda aula, com a artista visual Renata Felinto, pretende localizar e estudar as primeiras artistas visuais afro-diaspóricas que estão registradas nas narrativas históricas das artes visuais brasileiras


Aula 3 – 24 de novembro

A professora de estética no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas Taisa Palhares aborda questões atuais a partir dos trabalhos de quatro artistas de destaque do acervo do MAM-SP: Leda Catunda, Lenora de Barros, Márcia Pastore e Laura Vinci.


Aula 4 – 1º de dezembro

No último encontro, a artista visual Arissana Pataxó promove a reflexão e discussão sobre a produção artística feita por mulheres indígenas em diversos contextos e lugares do Brasil. A aula oferece também uma abordagem sobre a inserção no circuito de arte contemporânea no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação