Cultura

Fernanda Emediato lança livro infantil sobre racismo e empatia

A obra "A menina sem cor", publicada pela Troia Editora, conta a história de Micaela, uma garotinha negra que foi adotada por um casal branco

EuEstudante
postado em 05/11/2020 18:21
 (crédito: Divulgação / Troinha Editora)
(crédito: Divulgação / Troinha Editora)

A Troia Editora está lançando o livro infantojuvenil “A menina sem cor” da escritora e publicitária Fernanda Emediato. A obra traz a história de Micaela, apelidada como Mimi, uma menina negra que foi adotada quando bebê por pais brancos. As ilustrações ficaram por conta de Yasmin Mundaca, artista chilena radicada no Brasil. O livro físico custa R$32 e o e-book sai por R$ 19,90, ambos podem ser adquiridos no site da Amazon.

A autora aborda o racismo e apresenta uma lição de amor, empatia, auto aceitação e solidariedade. Aos 6 anos, Mimi pergunta aos pais por que a cor de sua pele é diferente da deles e assim que ela descobre que é adotada. Na escola, a garotinha era vista como diferente e acaba descobrindo um mundo novo, de várias cores, quando conhece Olívia, uma menina albina. A nova amiga mostra para Mimi que é bom ser diferente e que todas as cores são bonitas e importantes.

Confira um trecho da obra que tem 24 páginas:

“Olivia então pegou Mimi pelas mãos, correu com ela até o outro lado do parque e lhe apresentou seus pais, que eram da mesma cor que Mimi.
– Você também é adotada?– perguntou Mimi.
– Adotada? Não, sua boba! Em minha família, só eu nasci assim. Na verdade, eu também sou negra, acho que quando nasci a tinta havia acabado.”
(A menina sem cor, pág. 20)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação